Brasil & Mundo

Lagoa de Itaipu recebe abraço simbólico

Surfistas, ambientalistas, moradores, frequentadores e amigos da lagoa de Itaipu, na região oceânica de Niterói, fizeram um abraço simbólico à lagoa na manhã deste domingo, 22. Organizado pelo Movimento Lagoa Para Sempre, o objetivo do ato foi defender a área gigantesca em torno da lagoa  (equivalente a 10.000 campos de futebol), ameaçada pela especulação imobiliária.

Organizadores estimam que mais de mil pessoas estiveram presentes ao ato simbólico, que visa alertar a população sobre um possível "boom" imobiliário naquela região ambiental, em área próxima ao Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset).

Presente ao ato, o deputado estadual Carlos Minc falou sobre essa mobilização.

"Esse abraço é histórico e muito importante para mostrar a consciência ecológica dos pescadores, moradores e ambientalistas. Temos que garantir a aprovação do projeto de lei que transforma essa área em Parque Estadual Serra da Tiririca. Querem fazer centenas de prédios aqui, trazer 40 mil moradores, isso vai matar a lagoa, prejudicar os pescadores artesanais, a praia e o parque".

Uma das organizadoras da manifestação, a bióloga Alba Simon, lembra que a região não é segura para a edificação em massa. “Essa área funciona como uma esponja, é área de amortecimento da lagoa quando enche. Qualquer construção ali vai sufocar o sistema lagunar e provocar inundações. Aprovar a lei, anexando definitivamente essa área ao Peset, é resgatar o caráter público do meio ambiente”, afirmou.

< Quarta Clássica no Municipal Dia “C” da Ciência <