quinta, 26 de novembro de 2020

População consciente no primeiro dia do novo normal em Niterói

Após os horários permitidos para a circulação de pessoas o vazio se formou. O registro foi feito na Praia de Icaraí, por volta de 13h, desta quinta-feira (21). Foto: Pedro Conforte

Niterói deu início nesta quinta-feira (21) ao plano de transição gradual para a nova normalidade e os moradores da cidade começaram respeitando as regras impostas pela prefeitura. Pelo menos foi o que se viu na orla de Icaraí, na zona sul da cidade, onde a frequência mudou de acordo com os horários determinados.

O cronograma de plena circulação e para exercícios individuais – foi respeitado no período das 6h às 9h para pessoas de até 60 anos – assim como de 9h às 11h para idosos acima de 60 anos. Neste segundo caso, o Executivo reservou um espaço exclusivo das orlas para evitar aglomerações e haver maior segurança, já que a terceira idade pertence ao grupo de risco. O ritmo se manteve o mesmo à tarde.

“Niterói está dando exemplo e nós, niteroienses, temos sido conscientes. É fundamental que todos respeitem as regras para uma travessia com menos sofrimento nessa pandemia”, comentou o prefeito Rodrigo Neves (PDT).

O líder do Executivo lembrou ainda que o isolamento social foi estendido até dia 30 de junho na cidade, mas com o plano de transição gradual. “Com base na ciência e indicadores objetivos, será possível realizar algumas atividades – respeitados os procedimentos sanitários – durante esse período”, concluiu Neves.

Placas com orientação de fluxo foram colocadas no calçadão. Foto: Douglas Macedo / Ascom Niterói
Placas com orientação de fluxo foram colocadas no calçadão. Foto: Douglas Macedo / Ascom Niterói

Apesar da liberação gradual, o movimento dentro dos horários permitidos foi grande pela manhã e final da tarde. Às 16 horas o exercício físico voltou a ser liberado e segue até as 22h para toda a população, lembrando que a regra não permite esportes coletivos como futebol, vôlei e altinha.

Máscara obrigatória

Guarda municipal orienta moradores na orla da Praia de Icaraí. Foto: Pedro Conforte

No decorrer da tarde a Guarda Municipal permaneceu orientando pedestres quanto a necessidade de se manter o distanciamento e usarem máscaras de proteção – obrigatória na cidade por lei, pelos próximos três meses, conforme aprovado pela Câmara de Vereadores nesta quarta (12). Nesta quinta-feira (21), até o fim da manhã, um homem foi multado por não utilizar máscara e três pessoas foram encaminhadas para postos de saúde por apresentarem temperatura acima de 37,5ºC.

Barreiras

Ainda pelos acessos a Niterói, nas já conhecidas barreiras sanitárias, a fiscalização seguiu com equipes entrando em ônibus intermunicipais e verificando temperatura de quem chegava na cidade.

Comércio

Também nesta quinta estabelecimentos considerados não essenciais puderam ser abertos. Sendo eles: serviços médicos odontológicos; fisioterapias; lojas de materiais hospitalares; de materiais de construção; óticas; e mecânicas de veículos e bicicletas.

Além disso, aqueles que já estavam abertos (padarias, supermercados, pets, farmácias e postos de combustíveis) continuam funcionando normalmente. Os salões de beleza e barbearias ficaram de fora neste primeiro momento e devem reabrir a partir da próxima segunda-feira (25).

Sistema de cores

Niterói começou a colocar em prática um esquema de cores, baseado em dois indicadores de Saúde: velocidade da propagação do coronavírus e a
retaguarda hospitalar para atender pacientes com Covid-19.

Com esses dois fatores a saúde municipal formou um índice, que diz o quão grave é a situação da pandemia na cidade neste ‘novo normal’, como está sendo chamado por Rodrigo Neves.

Estágios

  • Roxo – Situação gravíssima;
  • Vermelho – Situação grave;
  • Laranja – Atenção máxima;
  • Amarelo – Alerta máximo;
  • Verde – Normalidade.
(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *