quinta, 26 de novembro de 2020

Praia de Icaraí cheia no primeiro dia de reabertura parcial

Praia amanheceu cheia nesta quinta-feira (21). Foto: Marcelo Tavares

O calçadão da praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, amanheceu cheio no primeiro dia de afrouxamento das medidas restritivas impostas pela prefeitura para o combate ao novo coronavírus, que acontece nesta quinta-feira (21).

Muito moradores relataram que contavam nos dedos os dias para voltar a praticar exercícios na localidade. É o caso da administradora de imóveis Regina Lemos, 43 anos, que caminhava na orla por volta de 7h.

“Podemos dizer que hoje voltamos a respirar, voltamos a nos encontrar. Ficamos muito tempo isolados, sei que foi para o nosso próprio bem, mas não estamos preparados para ficar sem o calor humano”, disse.

Cachorro brincando na praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói. Foto: Marcelo Tavares

Agentes da Guarda Civil percorrem toda a extensão do calçadão para orientar os frequentadores a manterem o distanciamento e usarem a máscara de proteção – obrigatória na cidade, por lei, pelos próximos três meses.

Até as 9h, um homem havia sido multado por se recusar a usar a máscara no calçadão. O valor da multa é de R$ 180.

Horários

Guarda Municipal está no local orientando à população. Foto: Pedro Conforte

Para evitar aglomeração, a prefeitura determinou um horário especial para que pessoas com mais de 60 anos possam se exercitar. Entre 6h e 9h, o
exercício estará liberado para toda a população, enquanto das 9h às 11h os espaços das orlas estarão reservados exclusivamente para os idosos. Às 16h o exercício volta a ser liberado até as 22 horas para toda a população. Está proibida a prática esportes coletivos.

Segundo a Guarda Municipal, poucas pessoas foram caminhar fora do horário permitido nesta quinta-feira. Até às 13h, todos que foram abordados seguiram a orientação sem resistência.

Comércio

Nesta quinta-feira também foi autorizada a abertura de alguns estabelecimentos considerados não essenciais. São eles: serviços médicos odontológicos; fisioterapias; lojas de materiais hospitalares; de materiais de construção; óticas; e mecânicas de veículos e bicicletas.

Além disso, aqueles que já estavam abertos (padarias, supermercados, pets, farmácias e postos de combustíveis) continuam funcionando normalmente. Os salões de beleza e barbearias ficaram de fora neste primeiro momento.

Publicada às 9h10. Atualizada às 13h.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *