Projeto conta com 95 alunos (Foto: Prefeitura de Itaboraí)

Oitenta pessoas, entre adultos e crianças, participaram na última quarta-feira (13) da aula inaugural para análise de conhecimento do Projeto EducaSom, em Ampliação. Pioneiro na região, ofertado pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil e idealizado pela Banda da Guarda Municipal de Itaboraí, vem levando conhecimentos de música com aulas semanais gratuitas a população. 

Cada novo aluno, munido de seus instrumentos musicais de sopro ou percussão, trazia uma grande expectativa, junto à vontade de aprender e receber todos os benefícios que a música pode proporcionar a cada um deles. 

“Eu já tinha o instrumento em casa e quando soube da oportunidade quis muito que minha filha fizesse parte. Então corri atrás e hoje estamos aqui e estou muito feliz por ela ter a oportunidade de conhecer o instrumento e evoluir com auxílio dele”, disse Ricarda Freitas Gomes, mãe de Hadassa Freitas Gomes, de 7 anos de idade, moradora de Retiro São Joaquim. 

São aulas gratuitas de Flauta, Clarineta, Saxofones, Trompa, Trompete, Trombone, Tuba, Caixa, Bumbo, Pratos, Tímpano e também Bateria completa. As aulas acontecerão nos turnos da manhã ou tarde.  

Na oportunidade o idealizador do Projeto EducaSom e Guarda Músico, Fernando Bento da Silva, conversou com os novos alunos e explicou todas as fases do curso que, de acordo com ele, precisa ter dedicação, disciplina e avaliações. “Vamos cobrar presença, dedicação e envolvimento de cada um dos alunos”, explicou neste primeiro encontro. 

As aulas de música do EducaSom são divididas em três módulos: teoria, teoria prática e prática conjunta, além de avaliações. 

“Fico muito emocionado em ver esta sala cheia e poder fazer a diferença na vida de cada um de vocês e ajudar na formação enquanto cidadão”, disse orgulhoso Fernando Bento. 

De acordo com os organizadores do EducaSom, 127 pessoas se inscreveram para participar das aulas gratuitas, mas nem todas compareceram na aula inaugural. Inscritos ainda podem comparecer para participar do projeto, e devem procurar a secretaria do EducaSom para informações sobre dias e horários das aulas, na Avenida Antônio Gomes, nº 1260, Ampliação, das 8h às 17h. 

“Meu irmão já fazia aulas e eu vi em casa a mudança dele, então me interessei também e estou muito feliz em poder fazer as aulas gratuitamente porque são caras e infelizmente não teria condições de pagar”, disse a aluna iniciante de flauta, Isabela da Silva, de 16 anos.  

Projeto

O projeto possui 135 alunos e visa promover a integração e inclusão social por meio da música. Assim, contribuindo para musicalização como forma de lazer na socialização das pessoas, aproximando mais ainda essa arte na vida dos alunos e o principal, formando músicos/musicistas na cidade gratuitamente. 

O contramestre, Marcos Figueiredo ressalta que a banda da Guarda Municipal de Itaboraí com seus músicos próprios vem mudando a realidade de crianças e adolescentes na cidade.   

“Por meio do EducaSom oferecemos aos nossos alunos a possibilidade de realizar sonhos. Prova disso são nossos queridos ex-alunos Erick de Oliveira e Greiciane Carvalho, que realizaram seus sonhos de se tornarem músicos profissionais das Forças Armadas. Fico feliz em vê-los cheios de sucesso e com todo um futuro pela frente, tendo começado aqui no projeto”, comentou Marcos, que não hesita em incentivar seus alunos a sonharem e acreditar em seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *