O que são os alimentos Termogênicos? Todos os alimentos ao serem consumidos possuem um grau de efeito térmico, ou seja, o  que o nosso corpo gasta em calorias para realizar o processo de digestão, absorção e metabolização de nutrientes. O efeito térmico é um fator que contribui em cerca de 10% do nosso gasto energético diário.

Então, como podemos usar os alimentos termogênicos a nosso favor e quais são eles? O efeito térmico varia dependendo da composição da dieta, sendo aumentado principalmente após a digestão de proteínas. Os alimentos picantes também intensificam ou prolongam o efeito térmico e, por isso, o uso de pimenta (capsaicina), grãos de mostarda, gengibre, canela, óleo de coco, cafeína e chás como chá branco, chá verde e oloong são consagrados por potencializarem esse efeito. No entanto, não existem milagres quando o assunto é perda de peso, apesar de aumentarem nosso gasto energético para produzirem algum benefício real devem ser associados a uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas regulares.

É importante ressaltar que seu uso deve ser orientado por um profissional visto que seu consumo pode apresentar riscos à pessoas com hipertensão arterial, hipotireoidismo, gestantes e pessoas com intolerância ou alergia alimentar

Também não é recomendado o excesso de consumo, pois podem causar irritação na mucosa, taquicardia, insônia e sintomas desagradáveis como dores de estômago e azia.

Caso esteja com alguma dúvida sobre alimentos termogênicos ou qualquer outro assunto relacionado a alimentação, procure seu nutricionista. Ele vai preparar um programa direcionado e com todos os nutrientes necessários para seu corpo. Invista em você! 😉