Sofre com esse mal? A candidíase de repetição é um inconveniente para as mulheres e vem tornando-se cada vez mais comum. Os motivos para o aumento dos episódios ainda vem sendo estudado, porém, pode estar relacionado à queda do sistema imune, uso de antibióticos e a uma dieta desequilibrada.

Verdade é que a presença da Candida Albicans no organismo é perfeitamente normal e só vira um problema quando há um desequilíbrio da flora normal, favorecendo crescimento fúngico desordenado.

Então, os sintomas desagradáveis aparecem como: vaginite, prurido, irritabilidade e enxaqueca.

E o que é importante nutricionalmente falando para colaborar com o organismo para a redução dos episódios?

Muitas vezes o uso de prebióticos e probióticos auxilia o nutricionista na recolonização da flora intestinal, fortalecendo o sistema imune e colaborando com o quadro; redução do consumo de alimentos ricos em açúcares também são necessários pois o açúcar é substrato para as bactérias patogênicas; introdução de alimentos que possuem ação antifúngica podem auxiliar no combate à candidíase como alho cru, gengibre e canela.

Sentiu algum desses sintomas? Procure um médico e também um nutricionista para fazer uma dieta balanceada e tratar do problema de forma mais pontual e eficaz.