Colunas

Giro de Notícias

CONGRESSO DE RH

Acontece no próximo dia 15/09, a partir das 08:30h, o lançamento do XII Congresso RH-LF. O tema do encontro, realizado pelo  Instituto de Recursos Humanos do Leste Fluminense, é "Faça acontecer! Lições de uma paixão". Kleber Rodrigues, doutorando pela UNESP na área de metodologias educacionais inovadoras, será o palestrante. O evento é gratuito e será na Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL), cujo endereço é  Rua Andrade Neves, 31, Centro, Niterói.  As inscrições podem ser realizadas  através do e-mail [email protected] 

PASSA NO CRÉDITO

Em cada dez usuários, quatro gastaram mais no cartão de crédito  no último mês de julho no país. Segundo dados apurados pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 33% dos pesquisados permaneceram com o mesmo nível de gastos em relação a junho.  Já  24% reduziram o valor. O brasileiro pagou, em média, na fatura de julho  R$ 883.

PARA COMPRAR...

De acordo com o levantamento, os itens mais consumidos no cartão de crédito são: produtos de supermercados (62%), remédios e itens de farmácia (49%) e combustível (30%). Outras compras também realizadas no crédito foram a aquisição de roupas, calçados e acessórios (29%), idas a bares e restaurantes (28%) e recargas para celular pré-pago (20%).

DEU RUIM

Em julho, 61% dos consumidores que tentaram obter crédito em loja não conseguiram . A inadimplência foi responsável por 9% dos pedidos negados. A renda insuficiente foi  responsável pela negativa em 3% dos casos. A falta de comprovação de renda também foi a causa de 3% dos pleitos negados.

GASTOS x GANHOS

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, por meio de nota, alerta que os consumidores precisam equilibrar suas contas.  “O consumidor deve encarar a negação do crédito como um indicativo de que é preciso rever suas atitudes com relação ao dinheiro, buscando equilibrar seus gastos e seus ganhos", afirma.

CRISE PARA CRESCER

A presidente do Conselho Administrativo do Magazine Luiza ministra a palestra "Como crescer em tempos de crise" na próxima terça-feira(12/09), a partir das 11:45h. A empresária Luiza Helena Trajano falará na reunião do Conselho Diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) . O encontro será na sede da ACRJ, cujo endereço é Rua Candelária 9, Centro, Rio de Janeiro. Quem quiser participar, basta se inscrever de graça pelo link https://goo.gl/DYBkiW .

NÃO É SÓ DINHEIRO

A EY, empresa de consultoria, realizou uma pesquisa com investidores sobre o impacto de relatórios não-financeiros nas empresas. De acordo com o levantamento global "Climate Change and Sustainability Services" ,dos  mais de 320 investidores institucionais entrevistados , 82% acham que os riscos ambientais, sociais e de governança  foram ignorados por muito tempo nos negócios.

MAIS TRANSPARÊNCIA

A pesquisa ainda revela que, para 81% dos investidores, as corporações não revelam adequadamente os riscos que os relatórios de sustentabilidade podem apresentar ao futuro das empresas. Já no longo prazo, 92% concordam que tais fatores têm impactos tangíveis nas corporações.

TÁ FORA!

Para Leonardo Dutra, diretor de Consultoria em Sustentabilidade da EY, os dados da pesquisa mostram que os investidores estão preocupados com as políticas de sustentabilidade das empresas. "Uma parcela de 59% dos pesquisados disse que, caso não haja uma ligação entre as iniciativas ESG (sigla usada para riscos ambientais, sociais e de governança) e a estratégias de negócios, repensaria o investimento ”, afirmou em nota.

< Reduzir, Reutilizar e Reciclar Feriado da Independência com três mortes e 70 feridos nas estradas do Rio <