Colunas

Reduzir, Reutilizar e Reciclar

 Ações práticas que tem como objetivo minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Adotando estas práticas, podemos diminuir o custo de vida reduzindo gastos, além de favorecer o desenvolvimento sustentável. Em muitos cidades existe a coleta seletiva de resíduos sólidos e para contribuir com ela, é preciso tomar alguns cuidados na hora de separar o lixo a fim de não causar danos ambientais ou inviabilizar o aproveitamento dos resíduos.
Com o foco na sustentabilidade, o município de Niterói através da Companhia de Limpeza de Niterói - CLIN, iniciou o projeto de Coleta Seletiva de lixo. O programa existe desde 1991, mas foi no ano de 1997 que recebeu maior infraestrutura e permitiu expandir e aprimorar o sistema de recolhimento porta a porta.
O programa consiste em coletar os resíduos sólidos recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) dando uma destinação final adequado. Baseado na filosofia dos 3R´s "Reduzir, Reutilizar e Reciclar", o programa desenvolve atividades educativas, conscientizando a população da cidade.
O sistema de recolhimento seletivo porta a porta é realizado de 2º à 6º feira, de 7h às 17h, em toda a cidade de forma setorizada, de acordo com os bairros e a demanda de resíduos.
Como funciona:
Após cadastro, o contribuinte recebe as instruções sobre o processo de separação seletiva dos resíduos, além de material informativo. Além da separação dos resíduos, todo material coletado seletivamente é doado para duas cooperativas de catadores, uma no Morro do Céu e outra no Centro de Niterói, unindo dois fatores importantes como a preservação ambiental e inserção social.
Além do sistema de recolhimento porta a porta, foi introduzido no município os Postos de Entrega Voluntária - PEV´s, distribuídos em vários bairros da cidade, em pontos estratégicos de trânsito dos municípios, para os munícipes que são impossibilitados de serem atendidos pelo sistema convencional. Atualmente na cidade, de 3% a 5% de todo resíduo produzido é reciclado e a meta é que o percentual aumente e chegue a 10% nos próximos anos.
Separar o lixo e promover a educação ambiental entre a população é obrigação dos governantes. O número de cidades que realizam essa prática ainda é pequena, porém, quando é implantada, a resposta é sempre positiva. As ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Bora fazer a nossa parte?
Faz parte de algum projeto sustentável? Conhece alguém que faça? Escreva para nós: [email protected]

< Botafogo surpreende o Flamengo no Nilton Santos com dois gols de Roger Giro de Notícias <