Agora, os desenvolvedores de Terra-Média: Sombras da Guerra anunciaram que vão abandonar completamente essa forma de monetização por julgarem que ela atrapalhava um dos principais aspectos do jogo.

Em um comunicado oficial divulgado pela Monolith Productions, a empresa declarou:

“A promessa central do Sistema Nêmesis é a habilidade de construir relacionamentos com seus aliados e inimigos em um mundo aberto dinâmico. Embora comprar Orcs no Mercado seja mais imediato e oferece opções adicionais aos jogadores, nós percebemos que oferecer essa escolha ameaçava enfraquecer o coração do nosso jogo, o Sistema Nêmesis. Isso permitia perder histórias incríveis que você teria criado de outras maneiras, e compromete as mesmas histórias mesmo que você não compre nada. Simplesmente perceber que eles estão disponíveis para compra reduz a imersão no mundo e tira o desafio de construir seu próprio exército e fortaleza. Para restaurar completamente a promessa do Sistema Nêmesis, nós vamos permanentemente remover Ouro, Baús de Guerra e o Mercado de Sombras da Guerra. Isso significa que a opção de comprar Ouro com dinheiro real e a habilidade de ganhar seguidores Orc de Baús de Guerra será removida. Haverá um tempo específico dado aos jogadores para utilizar o Ouro não utilizado. Se os jogadores tiverem Ouro não utilizado até o fim do período determinado para gastá-lo, qualquer Ouro que sobrar será convertido em itens dentro do jogo.”

A partir de 8 de maio, os jogadores não poderão mais comprar ouro. A remoção permanente de Ouro, de Baús e do Mercado vai acontecer em 17 de julho de 2018.