Já ouviu falar? Para que serve?

O mundo sofre uma epidemia de sobrepeso e obesidade de proporções alarmantes e isso é desencadeado pela mudança de estilo de vida que a população vem sofrendo ao longo dos anos.

Hoje em dia o indivíduo obeso é tido como um indivíduo inflamado e por que? Por que o tecido adiposo do obeso produz adipocinas (citocinas), com efeito pró-inflamatório, ao contrário do observado em indivíduos magros.

Além disso, estamos diariamente expostos à fatores inflamatórios como poluição, estresse, falta de sono, dieta pobre em nutrientes. Neste sentido, temos alimentos com diversos tipos de agrotóxicos diferentes, proibidos em outros países, temos aditivos químicos, produtos industrializados, gordura hidrogenada, todos presentes quase diariamente em nossas mesas.

Por esse motivo, a terapia nutricional desses pacientes acaba sendo voltada para uma dieta anti-inflamatória com o uso de produtos orgânicos ou os mais naturais possíveis , redução drástica do consumo de açúcares e produtos industrializados.

Alimentos como antioxidantes que ajudam ao combate dos radicais livres e, em consequência, no excesso de inflamação devem ser incluídos, como, por exemplo, as frutas vermelhas, as oleaginosas, ácidos graxos ômega-3, gengibre, chá verde, cacau, cúrcuma, suco de uva integral e aveia .

É importante ressaltar que uma mudança de estilo de vida também é fundamental.   O retorno do ato de preparar os próprios alimentos deve ser encorajado, inclusive, para retomarmos o costume de realizar as refeições à mesa, reunindo a família.

E não esqueça a atividade física, ela exerce um papel essencial para contribuir para essa mudança! Vamos começar? 🙂