Entretenimento

Baile de carnaval com Nilze Carvalho no Teatro UFF

O Teatro da UFF recebe a cantora e cavaquinista Nilze Carvalho no projeto “Show das 4”, dia 27 de fevereiro de 2019 (quarta-feira), para um verdadeiro baile de carnaval, com o espetáculo “Nilze Carvalho canta o Carnaval de Braguinha a Brown!

Nilze Carvalho se apresenta no Teatro UFF (Foto: Divulgação)

Filha de um trompetista de orquestras do subúrbio do Rio de Janeiro, também funcionário da União Brasileira de Compositores (UBC), Nilze Carvalho, desde cedo, demonstrou aptidão para a música. Quando tinha apenas cinco anos foi surpreendida pelo irmão, o percussionista Sílvio Carvalho, tocando a música Acorda, Maria Bonita (Volta Seca) no cavaquinho. A partir daí, seu pai passou a acompanhá-la quando tocava. Em 1975 fez a primeira apresentação pública, na Rádio Solimões, de Nova Iguaçú e em um programa de uma emissora de Belfort Roxo. Com sete anos, conheceu Adelzon Alves e Rubem Confete, dois nomes que incentivaram sua carreira musical.

Em 1981 gravou o primeiro disco como instrumentista, Choro de menina. Como instrumentista gravou outros discos nos anos seguintes: Choro de Menina vol. 2 (1982), Choro de Menina vol. 3 (1983) e Choro de Menina Vol. 4 (1984). Com 15 anos, contratada pelo empresário italiano Franco Fontana, se apresentou na França, Mônaco, Itália, Espanha, Estados Unidos, China, Austrália, Japão e Argentina. Em 1992, mudou-se para o Japão, onde permaneceu por sete anos, tocando em uma churrascaria. Em 1997, gravou o disco Chorinhos de Ouro vol. 4. Em 1999, retornou ao Brasil, ingressou na Escola de Música da UNI-Rio. Três anos depois, passou a integrar o grupo Sururu na Roda, ao lado de Camila Costa, Fabiano Salek e de seu irmão, Sílvio Carvalho. Nesse mesmo ano, o grupo lançou o CD Arco da velha, seguido de Sururu na Roda, em 2004. Como cantora, a carreira de Nilze Carvalho só começou de fato em 2005, com o lançamento do CD Estava faltando você. Participou, também como cantora, ao lado de Pedro Paulo Malta e Pedro Miranda, do CD Lembranças cariocas, lançado em 2010 pela gravadora Biscoito Fino. No mesmo ano, Nilze lançou o segundo CD solo como cantora, O que é meu, produzido por Edu Krieger e lançado também pela Biscoito Fino. Em 2014, lançou o CD Verde, amarelo, negro, anil, indicado para o Grammy Latino na categoria Melhor Disco de Samba. Além de cantora e instrumentista, Nilze é bacharel em música pela UNI-RIO. 

No repertório do show na UFF, estarão canções que traçam um panorama do Carnaval brasileiro, desde os anos 20 - com marchinhas de Lamartine Babo (Pastorinha, A Turma do Funil), Braguinha (O teu cabelo não nega, mulata), João Roberto Kelly (Cabeleira do Zezé), chegando ao Brasil 2000, de Carlinhos Brown (Água mineral), Ivete Sangalo (Poeira) e muitos outros. Arranjos especiais assinados por Nilze Carvalho, com solos de cavaquinho prometem sacudir a plateia.

Músicos fantasiados, Nilze com figurino inspirado em Carmem Miranda e muita serpentina completam a atmosfera carnavalesca do show.

< Projeto que cria Parque Natural da Água Escondida é apresentado PM prende dois e apreende drogas em Piratininga <