O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno receberá do dia 18 de janeiro a 28 de fevereiro, a exposição “15 x 15 – Memórias da Diversidade”. Ocupando duas galerias do CCPM, a mostra, é uma realização do Grupo Diversidade Niterói (GDN) e apresenta 15 objetos marcantes e 15 anos de celebração da diversidade, abrindo o Festival da Diversidade em 2019.

A exposição recupera as memórias imateriais dos 15 anos de história do Grupo Diversidade Niterói, recontando, passo a passo, a luta por uma Niterói mais igualitária e o registro do GDN como patrimônio imaterial da Cidade. O público vai poder ver, ainda, na Galeria Quirino Campofiorito, um acervo de objetos materiais, que reúne elementos da cultura LGBTI.

“A exposição traz, ainda, um viés documental de conquistas da população LBTI na cidade, que legitimam a sua vivência e a sua cultura artística”, finalizou Gregory Combat, Diretor do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.

Indumentárias usadas por Drag Queens nas performances, objetos de forma geral de militantes e personagens históricos que atuaram ao longo destes 15 anos, e registros fotográficos como uma linha do tempo, desde apresentações artísticas até a primeira parada LGBT da cidade de Niterói, realizada em 2005 pelo Grupo, demonstrando as conquistas do GDN em relação à diversidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *