Cidades

Hospital de SG investiga suspeita de peste

Um caso suspeito de peste bubônica em uma paciente internada há mais de 20 dias no Hospital Doutor Luiz Palmier, no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo, é investigado por médicos, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde. Em nota, a Prefeitura afirmou que um primeiro teste foi realizado e que a bactéria identificada por exame está em isolamento, embora esse exame não seja suficiente para fechar o diagnóstico.

De acordo com a direção do Luiz Palmier, os exames iniciais deram negativo para a doença, mas uma contra prova será realizada por conta das feridas apresentadas na paciente.

A Secretaria de Estado de Saúde foi informada e acompanha o caso. O material colhido será encaminhado para análise na Fiocruz.

Veja na integra o comunicado da Prefeitura de São Gonçalo:

Doença

A peste negra (peste bubônica) foi a enfermidade responsável por ter dizimado um terço da população europeia no século XIV. Causada pela bactéria Yersinia pestis, suas principais características são o surgimento de manchas negras e bolhas na pele. A doença pode se disseminar pelo contato com pulgas infectadas a partir de roedores.

Segundo o Ministério da Saúde, o último caso registrado da doença no país foi em 2005 no Ceará.

< Procissão celebra São Gonçalo Madrugada de perseguição e tiroteio em Icaraí <