Um caso suspeito de peste bubônica em uma paciente internada há mais de 20 dias no Hospital Doutor Luiz Palmier, no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo, é investigado por médicos, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde. Em nota, a Prefeitura afirmou que um primeiro teste foi realizado e que a bactéria identificada por exame está em isolamento, embora esse exame não seja suficiente para fechar o diagnóstico.

De acordo com a direção do Luiz Palmier, os exames iniciais deram negativo para a doença, mas uma contra prova será realizada por conta das feridas apresentadas na paciente.

A Secretaria de Estado de Saúde foi informada e acompanha o caso. O material colhido será encaminhado para análise na Fiocruz.

Veja na integra o comunicado da Prefeitura de São Gonçalo:

Doença

A peste negra (peste bubônica) foi a enfermidade responsável por ter dizimado um terço da população europeia no século XIV. Causada pela bactéria Yersinia pestis, suas principais características são o surgimento de manchas negras e bolhas na pele. A doença pode se disseminar pelo contato com pulgas infectadas a partir de roedores.

Segundo o Ministério da Saúde, o último caso registrado da doença no país foi em 2005 no Ceará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *