Entretenimento

Mais aplicativos de transporte começarão a funcionar em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Mais aplicativos de transporte começarão a funcionar em Niterói
|  Foto: foto: lucas benevides
Serviço de geolocalização, identificação do carro, do motorista, e avaliação vão marcar presença no app, seguindo os padrões de segurança já conhecidos. Foto: Lucas Benevides

A concorrência das empresas de transporte por aplicativo promete ficar ainda maior em Niterói, a partir do próximo dia 5. Isso porque já está disponível para motoristas e passageiros mais uma opção para download e cadastro.

O aplicativo de transporte Let's entra para lista das companhias que já atuam na cidade como as tradicionais Uber e 99.

A iniciativa é da Associação Intermunicipal dos Motoristas por Aplicativo (Aimap), que já se cadastrou junto à Coordenadoria de Economia Solidária no banco de dados de empreendimentos solidários de Niterói.

Os associados querem, aos poucos, deixar de fazer corridas a serviço de grandes companhias - sempre a partir de Niterói, mas atendendo municípios vizinhos também. A presidência da Aimap afirma que cerca de 4,3 mil motoristas já estão cadastrados e pelo menos 8 mil estão pré-cadastrados.

Como vai funcionar

Serviço de geolocalização, identificação do veículo, do motorista, e avaliação também estão entre as características do serviço, os já padrões de segurança.

A Aimap garante o diferencial de contar com uma central de atendimento por telefone e pelo site, que pode servir para reclamações e elogios das viagens, inclusive.

Conforme o presidente Fernando Vieira, a taxa de agenciamento cobrada pelas gigantes chega a 40% sobre o valor total da corrida, o que acaba desanimando muitos motoristas. Ele também cita o fato de não haver relação de vínculo-empregatício com as gigantes.

"Para o motorista está dando um gargalo de 16 horas, por dia, para conseguir levar aproximado valor do que fazia antes. E como mantém carro, com toda documentação, além de manutenção?"

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária explica que a Aimap, de acordo com seu estatuto constitutivo e organização estrutural, segue os princípios da economia solidária como uma organização de trabalhadores do setor de serviço, no caso o de transporte por aplicativo, que usarão um aplicativo para intermediar a relação entre os motoristas e os passageiros.

Foi necessário investimento em torno de R$ 500 mil da associação para distribuição em áreas como publicidade, estrutura organizacional, pesquisa, contábil, tecnologia de informação, além de serviços de assessoria jurídica.

De acordo com Vieira, o aplicativo foi projetado para atender associações e cooperativas que não tenham fins lucrativos, e que tampouco se prevaleça do motorista, sendo uma política da Economia Solidária, já que a taxa de agenciamento não vai existir.

"Faremos uma inversão de valores do que acontece hoje, com cada motorista ficando com 100% do lucro. A associação é sem fins lucrativos, eu não posso ter lucro"

No entanto, Vieira explica que a associação retém 7% do valor total de cada corrida. Ao final de cada mês soma-se a quantia retida, que ficará disponível para o motorista visualizar no site. Esse resíduo, a cada seis meses poderá ser devolvido. O motorista pode sacar para serviços de manutenção no veículo, por exemplo.

A Subsecretaria Municipal de Transportes esclarece que Niterói tem uma legislação específica para o transporte de passageiros por aplicativo e que esse grupo de motoristas terá que se adequar ao que determina a legislação para começar a atuar no município.

Uma das exigências é o cadastro da associação e seus motoristas na Subsecretaria, que tem entre as suas atribuições fiscalizar esse tipo de serviço. A consulta já foi feita pela Aimap, que tem aval garantido.

Passageiro

Apesar da chegada do novo serviço, para o passageiro haverá pouca mudança já que o valor não deve baixar.

"A gente vai manter o preço. Mas o motorista vai estar ganhando mais porque não tem tarifa cobrada pelo aplicativo"

Até a data de lançamento do aplicativo, a ideia é atrair mais motoristas e aprimorar a instituição.

Audiência

O mandato da vereadora de Niterói Verônica Lima (PT), junto com a Associação Intermunicipal dos Motoristas por Aplicativo, realiza Audiência Pública em Defesa dos Motoristas de Aplicativos, na quarta-feira (30).

Verônica lembra que entre os anos de 2012 e 2019, mais de 600 mil brasileiros e brasileiras se tornaram motoristas de aplicativo.

Ela diz que agora, em 2021, com a diminuição de oportunidades de trabalho e, consequentemente, o aumento do desemprego no país, o número de profissionais que presta serviço em aplicativos continua crescendo.

"São milhões de famílias que dependem da renda proveniente dos apps de mobilidade urbana. Por isso, é fundamental que a gente discuta sobre a situação dos trabalhadores e trabalhadoras deste setor, para que eles tenham acesso aos seus direitos e contem com respaldo trabalhista. A luta dos motoristas de aplicativo também é nossa"

Estarão presentes na conversa o Secretário de Trânsito e Transporte, Murillo Moreira; o secretário do Clima, Luciano Paez e o coordenador de Economia Solidária, Maicon da Silva.

< Ciúmes teria motivado jovem a esfaquear adolescentes em SG Polícia interdita terreno onde aconteciam rinhas de galo em Maricá <