fbpx

Biblioteca Municipal de Maricá será reaberta em março

14 mil livros vão compor o acervo. Foto: Divulgação/Ascom Maricá

Maricá voltará a dispor de uma biblioteca municipal já a partir de março, quando está prevista a abertura de um novo espaço no anexo do Cinema Público Municipal Henfil, no Centro. O local está sendo adaptado para receber os mais de 14 mil livros que compõem o acervo, cujos itens vão de títulos sobre a história da cidade e filosofia a todo tipo de literatura nacional e estrangeira.

As duas salas com um total aproximado de 100 metros quadrados estão recebendo novo mobiliário e aparelhos de ar condicionado, e a área externa será coberta para receber eventos dedicados ao público infantil, como contação de histórias.

A volta da biblioteca pública era uma demanda da população desde o ano passado, quando interrompeu suas atividades por problemas no imóvel em que funcionava, na Rua Abreu Rangel. Antes, entre 2005 e 2018, o acervo esteve disponível na parte de baixo das arquibancadas do antigo anfiteatro da Praça Orlando de Barros Pimentel, que foi demolido na última segunda-feira (10).

De acordo com a coordenadora de literatura da Secretaria de Cultura de Maricá, Suellen Figueiredo, a nova biblioteca vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (com acesso pela Rua Alferes Gomes). “Vamos poder oferecer ao leitor um espaço realmente adequado à leitura e à pesquisa, num local que foi criado originalmente para ser dedicado à cultura”, ressaltou a coordenadora.

Para a bibliotecária responsável, Ingrid Guinin, o local é mais confortável e de melhor acesso que o acervo passa a ter nos últimos anos. “Acho que vai ficar bonito e moderno para atender ao público, que está ansioso para ter sua biblioteca de volta”, projetou.

A secretária de Cultura Andréa Cunha afirmou que, como toda biblioteca, haverá acesso à pesquisa para toda a área estudantil e a comunidade em geral, mas que também terá um conceito mais atual.

“Esta será uma biblioteca em movimento, porque hoje em dia existe um dinamismo diferente nesses espaços. Tudo o que for realizado lá, sejam saraus ou peças teatrais, será voltado para o ambiente da literatura. No geral, ela terá a mesma função transformadora que sempre teve, onde o leitor tem suas vivências e utopias”, ressaltou Andréa.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com