Brasil & Mundo

Bombeiros da Região Serrana captam água da chuva

Um projeto de sustentabilidade desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio vai gerar benefícios ao meio ambiente e economia para a corporação. O Quartel de Petrópolis (15º GBM) implementou um sistema de captação de águas pluviais que canaliza a água da chuva através de calhas e direciona a um reservatório. A água captada é usada para limpeza das viaturas, equipamentos e o pátio da unidade.

“A implantação gera uma imediata economia de recursos financeiros e naturais. Outra vantagem indireta é a prevenção contra alagamentos, uma vez que o método reduz significativamente o volume de água que escoa para as ruas”, explicou o capitão Edson Jesus, idealizador do projeto.

O reservatório da unidade tem capacidade para três mil litros. O método adotado permite o acondicionamento da água da chuva de forma natural, sem nenhum gasto energético. O transporte da água ocorre por meio da gravidade. “A iniciativa faz desta unidade um exemplo de economia e sustentabilidade. Estamos alinhados com as medidas tomadas pelo Comando-Geral, em relação à situação hidrológica do país”, afirmou o tenente-coronel Ramon Camilo, comandante do 15º GBM.

O próximo passo do projeto é ampliar a capacidade de armazenamento dos reservatórios para, futuramente, utilizar a água da chuva em ações de extinção de incêndios.

< Niterói homenageia quem luta por pessoas com Down Cedae distribui 40 mil mudas no Dia da Água <