Esportes

Série C do Carioca: Canto do Rio na disputa

Último escalão do futebol no Rio de Janeiro, a Série C do Campeonato Carioca de 2018 viveu um dia de definições nesta segunda-feira (28). Um novo Conselho Arbitral da competição foi realizado na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), confirmando 18 clubes na disputa da Quartona, que terá pontapé inicial em 29 de julho. Um detalhe importante é a redução no número de acessos: de quatro caindo para duas vagas.

Entre os retornos, destaque para o Canto do Rio, de Niterói, ausente das competições profissionais nas temporadas anteriores, mas que finalmente sacramenta a volta ao cenário estadual. O Cardoso Moreira, que chegou a estar na elite em 2007, é outro que reaparece. Já os novatos serão Ação, Mageense, CAAC, Brasileirinho (que entrou na tabela em 2017, mas acabou não jogando, de fato) e Atlético Carioca.

As chaves são as seguintes:

Grupo A: Ação, Búzios, Ceres, Itaboraí Profute e Teresópolis
Grupo B: Tomazinho, Mageense, Independente e EC Resende
Grupo C: Arturzinho, Campo Grande, Canto do Rio, CAAC e Cardoso Moreira
Grupo D: Paduano, Brasileirinho, Atlético Carioca e São José

Na primeira fase, os jogos acontecerão dentro dos grupos, em sistema de turno e returno. Os dois times mais bem colocados avançam, totalizando oito sobreviventes para as quartas de final, no formato de mata-mata. Após jogos de ida e volta, quatro semifinalistas serão conhecidos. Estes, então, definirão o acesso, que será alcançado somente pelos dois finalistas.

O calendário não será dos maiores numa Quartona que será bem enxuta para a maior parte dos participantes. A fase de grupos será realizada entre 29 de julho e 2 de setembro, ou seja, pouco mais de um mês. Oito clubes conseguirão esticar seus compromissos - os dois finalistas caminham até a segunda quinzena de outubro -, enquanto outros 10 encerrarão as atividades rapidamente.

Outras definições sobre a Série C:

- A competição permanece como sub-23, podendo ser escalados cinco jogadores acima do limite de idade a cada partida.
- Há a possibilidade de jogar com portões fechados.
- Clubes que indicarem estádios liberados para o público receberão auxílio financeiro da FERJ, arcando somente com as despesas provenientes do quadro de arbitragem.
- Os dois piores colocados na classificação geral terão que disputar a fase preliminar da Série C de 2019, junto de novos filiados e clubes que retornem de inatividade.
- Apesar de confirmado na tabela, o Campo Grande só terá a participação assegurada após resolver o imbróglio jurídico do clube, que possui duas diretorias empossadas no no momento.

Primeira rodada:

Ação x Búzios
Ceres x Itaboraí Profute
Tomazinho x Independente
Mageense x EC Resende
Canto do Rio x Campo Grande
Arturzinho x CAAC
São José x Paduano
Atlético Carioca x Brasileirinho

Fonte: FutRio

< Expediente municipal suspenso em Maricá Presos na BR-101 com fuzil, munições e mais de 40 quilos de cocaína <