Cidades

Trânsito e praias cheias no feriadão

Praias da Região Oceânica de Niterói ficaram lotadas neste feriado de Proclamação da República. Na manhã desta quinta-feira (15), as areias de Itaipu e Itacoatiara, por exemplo, já estavam tomadas por banhistas que optaram por não viajar na data, que marca o primeiro feriado com horário de verão. A data marca também o início da Operação Verão na cidade, que segue até o próximo dia 10 de março. Segundo informações preliminares da Polícia Militar, veículos já estão sendo rebocados por conta de irregularidades.

O trânsito para quem seguiu para as praias da Região Oceânica por volta de 10h30 já era bastante complicado. Motoristas enfrentaram quase duas horas saindo do Centro para chegar em Itacoatiara, por exemplo. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além das praias da Região Oceânica, as águas de Icaraí, na Zona Sul, também apresentam condições próprias para banho.

Operação 


A Operação Verão acontece em 12 praias da cidade e conta com a participação de diversos órgãos públicos, além do apoio da Polícia Militar. Ao todo, 366 agentes estarão atuando nos próximos meses, com o objetivo de promover o ordenamento em faixas de areia, calçadão, ruas e locais próximos à concentração de pessoas e frequentadores das praias.

As ações acontecem aos sábados, domingos e feriados, com a participação de 70 agentes públicos da Secretaria de Ordem Pública (Seop), incluindo guardas municipais, agentes operacionais e da Fiscalização de Posturas. Além disso, a NitTrans opera com 30 servidores, já a Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (Sutem) está com 150 pessoas na administração dos estacionamentos. A Polícia Militar também oferece apoio com 28 homens, e a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) disponibiliza 81 pessoas durante todo esse período para limpeza das praias. Funcionários da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Secretaria de Meio Ambiente e Neltur também estão atuando nas praias de acordo com a demanda.

Os agentes também estão focando na orientação aos motoristas, comerciantes e banhistas. Uma das informações disponibilizadas é a de que comerciantes não podem cobrar consumação mínima na areia. Além disso, a Operação Verão atua preventivamente realizando, se necessário, bloqueios viários destinados a regular o fluxo de acesso, paradas e estacionamentos de veículos com destino às praias.

Durante este período, serão realizadas fiscalizações com relação ao funcionamento dos quiosques, estacionamentos e estabelecimentos comerciais. Os locais que não estiverem em cumprimento ao Código de Posturas serão multados. Se alguém for pego com algum tipo de equipamento que seja lesivo ao meio ambiente e à postura, terá o mesmo apreendido. Não será permitida a reprodução de sons em automóveis que possam perturbar a ordem pública, pois viola o código.

< Black Friday vem aí e consumidor deve ficar atento Confira as condições de balneabilidade em Niterói <