Cidades

CPI dos cemitérios é instaurada em SG

Após a realização de Audiência Pública, em junho, para debater sobre uma denúncia de desvio de dinheiro público nos cemitérios públicos de São Gonçalo, foi instaurada nesta terça-feira (4), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Cemitérios na Câmara Municipal. O vereador Sandro Almeida trouxe a denúncia de uma ex-funcionária do governo, coordenadora dos cemitérios na gestão do prefeito Nanci.

“Segundo a servidora, ela foi mandada embora por não concordar em entregar o dinheiro das funerárias para Dona Eliane. Com isso, realizamos a Audiência Pública em junho e nela tentei compor a CPI. Mas alguns vereadores desistiram por interferência do prefeito. Retomamos para conduzir o processo de investigação envolvendo com a cúpula do governo Nanci”, explicou o vereador.

O último vereador a assinar o requerimento de pedido da CPI, feito pelo vereador Lucas Muniz, foi o professor Paulo.

“Assinei o pedido de abertura da CPI dos Cemitérios porque tenho compromisso com o povo gonçalense. Na tentativa anterior fui um dos primeiros a assinar, mas naquela ocasião os trabalhos não foram adiante. Desta vez, me aprofundei no mérito da questão com máximo rigor, conversei com cada parlamentar que assinou antes de mim. Minha assinatura foi dada por coerência política e por acreditar que o interesse público está garantido nessa CPI", disse o professor.

A audiência pública foi realizada no dia 7 de junho. Na ocasião, o vereador apresentou, em vídeo, o abandono dos cemitérios públicos da cidade e o que considerou descaso sofrido pela população de São Gonçalo nas tentativas de agilizar o sepultamento de seus familiares.

“A covardia e a humilhação que a população de São Gonçalo sofre para sepultar os seus familiares, que atualmente dura entre três e cinco dias, precisa ser mostrada para todos”, concluiu o vereador.

O requerimento foi lido em sessão plenária, e a CPI instaurada. Após a instauração, é feita a instalação, fase para escolher os membros, pois os 27 vereadores podem participar. Os vereadores que assinaram o documento foram: Sandro Almeida, Natan, Gilson Cefen, Lucas Muniz, Jalmir Junior, Professor Paulo, Vinicius, Salvador Soares e Maciel.

< Casal é feito refém por bandidos na Ponte Rio-Niterói Lava Jato: PF cumpre mandado em Niterói <