Niterói

Votação sobre aplicativos de transporte individual recebe segurança extra

Milhares de manifestantes de todo o país já estão em Brasília para acompanhar a votação, marcada para hoje (31), da PLC 28/2017, que regulamenta as regras para serviços como Uber, Cabify e 99. A Polícia Militar montou um esquema especial para garantir a segurança nos arredores do Congresso Nacional, caso os manifestantes se aproximem das entradas da Câmara e do Senado.

Cerca de 8 mil táxis de vários estados rumaram para Brasília para a concentração. Uma comissão composta por 25 taxistas representantes de Niterói já estão entre eles. Os taxistas defendem a proposta enquanto os motoristas de aplicativos querem impedir a aprovação da regulamentação dos serviços.

O texto, que deverá ser votado em caráter de urgência, prevê vistorias periódicas nos veículos, idade mínima para os condutores, exigência de "ficha limpa", placas vermelhas e licença específica para trabalhar. Os motoristas de aplicativos acreditam que se o projeto passar, o trabalho ficará inviável. Já os taxistas defendem a concorrência justa.

Se forem aprovadas sem nenhuma alteração, as regras seguem para a sanção do presidente Michel Temer. Se houver mudanças, voltam à Câmara dos Deputados, que dará a palavra final.

< São Gonçalo encerra Outubro Rosa com palestra Fachin rejeita pedido de Cunha para ser transferido para Brasília <