Brasil & Mundo

Horários de celulares e computadores alterados antes do Horário de Verão

Um susto. Usuários de celulares e computadores foram pegos de surpresa na madrugada deste domingo (21) ao perceberam que o horário de seus aparelhos foi alterado em uma hora, para o Horário de Verão, marcado para começar somente no dia 4 de novembro.

Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) afirmou que as operadoras não foram as responsáveis pela alteração do horário.

"O Sinditelebrasil informa que alguns smartphones tiveram os seus relógios adiantados, automaticamente, em uma hora nesta madrugada do dia 21. Esse ajuste não foi realizado pelas operadoras", explicou.

No último dia 15 o problema já havia ocorrido em apenas uma operadora de telefonia. Foi na mesma data (15 de outubro) em que começou o horário de verão no ano passado.

Geralmente, o horário começa à meia-noite do terceiro domingo de outubro. Ou seja, teoricamente, o adiantamento dos relógios seria feito neste domingo. Porém, uma determinação do presidente Michel Temer no final do ano passado postergou seu início para 4 de novembro.

Como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nesta data (4/11), o início do horário chegou a ser novamente adiado, para 18 de novembro. Contudo, o governo voltou atrás e manteve o adiantamento para o dia 4.

< Campo de São Bento terá todos os lagos limpos até novembro Prefeitura de Maricá vai oferecer assistência a famílias de presos e egressos do sistema penitenciário <