Brasil & Mundo

Praça de São Gonçalo vira depósito clandestino de lixo

No início do mês de agosto, o Plantão Enfoco foi até a Praça Cyber Mendonça, localizada no bairro Venda da Cruz, da cidade de São Gonçalo, a pedido de moradores que reclamavam sobre a situação precária em que a praça se encontra. Ocupada por diversos usuários de drogas e mendigos, sem iluminação, e com lixo espalhado, o local se tornou uma dor de cabeça para quem mora por perto ou precisa passar pela praça.

Na época, a reposta da prefeitura de São Gonçalo foi que a subsecretaria de Parques e Jardins estava fazendo um cronograma de revitalização de praças na cidade e que a Praça Cyber Mendonça estava incluída no pacote de intervenções. Pouco mais de um mês depois, a situação só piorou.

“Até agora nada aconteceu. Eles (funcionários da prefeitura) até vieram aqui, fizeram umas fotos, tamparam uns buracos, mas nada além disso. Só fazem maquiar”, desabafa Rita de Cássia Sodré, de 59 anos, nascida e criada na região.

No momento o que mais preocupa é a quantidade de lixo espalhado em frente à praça. “É um absurdo essa praça virar um lixão aberto, como já virou. Não dá para ficar da maneira que está, é uma praça pequena, pelo amor de Deus, está tudo esparramado, trazendo bichos e doenças, algo precisa ser feito com urgência”, reclama a moradora que afirmou já ter feito contato com a prefeitura, mas sempre recebe como resposta "que providências serão tomadas". De concreto, nada foi feito.

Rita explica que a enorme quantidade de lixo acumulado é devido à falta de coleta na rua Dr March, que fica em frente à praça. O trecho pertence ao bairro Barreto, em Niterói, e muitos moradores e comerciantes do lado da cidade vizinha jogam lixo do outro lado da praça, onde é responsabilidade da prefeitura de São Gonçalo. Segundo a moradora, tanto a prefeitura de Niterói quanto a prefeitura de São Gonçalo já foram contactadas e disseram que tomariam providências.

Nossa equipe entrou em contato com as prefeituras de ambos municípios. A assessoria de São Gonçalo disse que "A Subsecretaria de Parques e Jardins esclarece que diversas praças foram deixadas em má conservação pelo governo passado. A Cyber Mendonça está incluída no cronograma de obras, com previsão de início no primeiro semestre do próximo ano (2018). A Secretaria de Políticas contra as Drogas será acionada para enviar uma equipe ao local". Já a prefeitura de Niterói não respondeu a demanda até o fechamento desta matéria.

Participe do Plantão Enfoco enviando sugestões ou reclamações sobre sua rua, bairro ou região, para o nosso email: [email protected] ou pelo nosso WhatsApp: (21) 96927-3443.

< Quinta-feira marcada por acidentes em Maricá Encontro Viver Bem reúne veganos <