Carnaval

Banda do Ingá importa trio elétrico da Bahia para folia em Niterói

Festa aguarda 15 mil pessoas no Caminho Niemeyer

O início é previsto para as 11h, com duração de oito horas
O início é previsto para as 11h, com duração de oito horas |  Foto: Divulgação
 

A Banda do Ingá, um dos blocos mais tradicionais de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, contratou um trio elétrico da Bahia, considerado um dos maiores do país, para a folia no Caminho Niemeyer, no Centro, neste domingo (12).

Está tudo certo para o espaço turístico receber cerca de 15 mil pessoas, em sua 50ª edição. O início é previsto para as 11h, com duração de oito horas seguidas.

"No dia da banda, terá uma matinê na praça César Tinoco, no Ingá, a partir das 10h", disse ao ENFOCO Luiz Carlos Gallo, presidente de honra da festa. Ele é secretário de Esporte e Lazer de Niterói e filho de um dos fundadores do bloco. 

São diversas atrações confirmadas: Bicho Solto, Intimistas e Banda Axerê. Um DJ se apresentará nos intervalos.

"O nosso show começa ao meio-dia, e esperamos todos vocês lá. Quem conhece a Banda do Ingá, sabe que é maravilhoso, e nós mais um ano estaremos presentes", disse o vocalista Emerson Moreno, da banda Bicho Solto.

Segundo a organização do evento, é preciso doar 2 kg de alimentos não perecíveis para troca do abadá da edição 2023.

A retirada é entre esta quarta-feira (8) e sábado (11), das 10h às 22h, entre a Rua Pereira Nunes e Presidente Pedreira, no Ingá.

"A troca do abadá será feita por 2 kg de alimentos não perecíveis. No dia, quem não tiver o abadá, será cobrado 1 kg de alimento não perecível para entrada. No local haverá posto médico, serviço de atendimento de bombeiros, três ambulâncias, teremos policiamento, segurança privada e detectores de metal", contou Luiz Carlos Gallo.

Tradição

No ano de 1973, após um pico de luz no bairro do Ingá, os donos da Padaria Teixeira, Miro e Antonio, ofereceram sorvetes aos clientes já que iriam estragar devido à falta de energia elétrica.

O grupo de amigos tomou o sorvete, e enquanto a luz não voltava, pegaram as caixas e começaram a batucar e cantar. Assim veio a ideia de fazer um samba no Ingá, com a união de vizinhos e amigos. Surgiu então a Banda do Ingá.

Trânsito

Procurada, a Prefeitura de Niterói ainda não deu detalhes sobre o planejamento de trânsito no entorno do evento.

< Dalla Vecchia faz apelo aos pais sobre bullying: 'Ser diferente' 'Juliana era muito bacana', diz tio de vítima do naufrágio <