Saúde

Mais um caso de meningite em escola de Niterói assusta pais

Comunicado foi enviado para os responsáveis nesta quarta (24)

É o segundo caso somente nesta semana.
É o segundo caso somente nesta semana. |  Foto: Reprodução
  

O colégio Miraflores, localizado no Jardim Icaraí, Zona Sul de Niterói, confirmou nesta quarta-feira (24), em comunicado aos pais e responsáveis, mais um caso de meningite em um estudante da unidade. É o segundo aluno diagnosticado nesta semana. 

De acordo com a direção, foi constatado que o estudante apresentou um laudo de meningite inespecífica com bioquímica do líquor sugestiva de meningite viral nesta segunda-feira (22). O colégio comunicou que nenhum vírus e nenhuma bactéria foi registrado em seu prontuário. O caso específico seria de uma meningite autoimune. A unidade não informou o estado de saúde do jovem, que faz parte do Ensino Fundamental. 

Leia+: Aluno de escola de Niterói é diagnosticado com meningite viral

A escola completou que, após a alta hospitalar e a liberação dos alunos para qualquer atividade escolar, cabe aos familiares a avaliação se envia o estudante ou não ao colégio. A direção citou a cartilha "Meningite - Tudo que você precisa saber", da Secretaria de Estado de Saúde, como forma de justificar a função do colégio.

"Quando houver um caso de meningite na escola, deve-ser agir da seguinte maneira: manter as atividades do dia a dia na escola (aulas diárias mesmo na sala onde possa ter tido um aluno com meningite)", diz uma parte da cartilha citada pela direção em comunicado aos pais.

A unidade não informou o estado de saúde do jovem, que faz parte do Ensino Fundamental.

Na última segunda-feira (22), o Miraflores já havia revelado que uma criança do Ensino Infantil havia sido diagnosticada com meningite viral.

De acordo com a unidade, a criança, que não teve a identidade revelada, já teve alta hospitalar e está se recuperando em casa. A família chegou a encaminhar um atestado médico liberando para as aulas, mas a direção informou que o aluno continuará em casa até se restabelecer completamente.

Procurada, a Prefeitura de Niterói informou sobre o primeiro caso diagnosticado que a meningite é uma doença de notificação compulsória. A Coordenação de Vigilância em Saúde está em contato com a escola, com o hospital e monitorando o caso. A criança está de alta médica e neste momento não apresenta risco sanitário no retorno às aulas. 

Sobre o segundo caso, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que recebeu a segunda notificação e está monitorando o caso. O órgão acrescentou que não há nenhuma contraindicação de retorno dessa criança à escola do ponto de vista da saúde coletiva. 

Quando há casos de meningite, a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig) do município é notificada e continua companhando o paciente até o encerramento da doença. Ainda há uma orientação dos procedimentos a serem adotados com o objetivo de evitar apareciemento de casos secundários na cidade.

< Brasil registra 1º caso de varíola dos macacos em cachorro Homem mata a tiros bebê de 11 meses de sua família em Minas Gerais <