Cidades

Meteorologia deixa São Gonçalo em Estado de Atenção

O município de São Gonçalo também está em estado de atenção devido as chuvas que chegaram à região nos últimos dias. Os bairros que registraram um volume maior com as pancadas da última quinta-feira foram Fazenda dos Mineiros, Palmeiras, Itaúna, Luiz Caçador, Jardim Catarina, Vila Três, Alcântara, Laranjal, Trindade, Nova Cidade, Mutuá, Mutuaguaçu, Mutuapira, Guaxindiba e Centro.

O subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag, explica que no último ano foram feitas capacitações de voluntários e projetos educativos nas escolas e shoppings para conscientizar a população. “É um dos poucos municípios que tem todas as áreas de risco mapeadas e georreferenciadas. Elaboramos um plano de contingência onde estão listados todos os procedimentos a serem adotados em caso de emergência de alagamento, inundação e deslizamento", explica.

O município conta com 10 pluviômetros nos bairros de Santa Isabel, Engenho Pequeno, Vista Alegre, Arsenal, Rocha, Mutuaguaçu, Itaoca, Itaúna, Guaxindiba e Vila Três. O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil estabelece procedimentos a serem adotados na resposta a emergências e desastres naturais, relacionados ao monitoramento, alerta, ações de socorro e ajuda humanitária, a fim de reduzir dados e prejuízos.

"Este plano faz parte do planejamento responsável para, quando houver ocorrências de grande impacto para a população, possamos agir com rapidez e organização", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Em casos de riscos ou ocorrência de deslizamentos, inundações, alagamentos e desabamentos, a população deve ligar para 199 ou 2601-0199. Mandando um SMS para o número 40199 com o CEP de sua residência, você receberá alertas da Defesa Civil Nacional.

< Chuva deixa Maricá em estágio de atenção Chacina termina com quatro mortos na Baixada Fluminense <