Cadê a luz?

Moradores sem luz há 4 dias protestam na Enel, em Niterói

Alimentos já estragaram nas geladeiras

Protesto foi realizado em frente a sede da Enel, no Centro de Niterói
Protesto foi realizado em frente a sede da Enel, no Centro de Niterói |  Foto: Lucas Alvarenga

Moradores de comunidades em Niterói se reuniram em um protesto pacífico na porta da sede da Enel, no Centro da cidade, na manhã desta terça-feira (25) devido à falta de energia por quatro dias consecutivos. Com faixas, cartazes e um carro de som, eles buscaram chamar a atenção dos funcionários e pedestres na Avenida Ernani do Amaral Peixoto.

De acordo com Adriano Felício, líder do Movimento Comunitário de Niterói, a interrupção do fornecimento de energia na cidade é uma "situação humilhante", especialmente considerando que a Justiça Federal concedeu uma liminar à Prefeitura de Niterói exigindo, entre outras medidas, que a Enel restabeleça o fornecimento de energia em até quatro horas.

Adriano Felício é líder do Movimento Comunitário de Niterói
Adriano Felício é líder do Movimento Comunitário de Niterói |  Foto: Lucas Alvarenga

“Para nós, é uma situação humilhante. A prefeitura está se esforçando para manter o serviço, mesmo não sendo de sua responsabilidade. Vereadores e a própria comunidade estão lutando, mas a Enel parece não se importar conosco. Estamos aqui por uma causa crucial para todos nós, pois nossas comunidades estão há quatro dias sem luz. Pessoas estão perdendo alimentos e medicamentos, e outras estão em risco de vida por não poderem ligar os equipamentos essenciais para sua saúde. É inaceitável que a Enel esteja causando tanto prejuízo à nossa população.

De acordo com Adriano, cerca de 80 comunidades estão enfrentando os impactos da falta de energia.

“Nosso movimento engloba 80 comunidades, e todas estão sendo impactadas, incluindo Morro da Penha, Morro do Estado, Maceió, Boa Vista, Baldeador, Bom Fim, Palácio, Caramujo, e Boa Esperança", compartilhou.

O protesto foi acompanhado por guardas municipais e policiais do 12º BPM (Niterói).

  • Moradores sem luz há 4 dias protestam na Enel, em Niterói
  • Moradores sem luz há 4 dias protestam na Enel, em Niterói
  • Moradores sem luz há 4 dias protestam na Enel, em Niterói

Santa Rosa

Moradores da Rua Carmindo Lobo, em Santa Rosa, na Zona Sul de Niterói, estão sem energia há 24 horas. Uma família, composta por pai, mãe e filha de 6 anos, teve que ir para casa de parentes.

“Minha esposa e minha filha estão na casa da minha sogra, já eu estou tendo na casa da minha irmã, em Tribobó, São Gonçalo. Só estou vindo aqui em casa colocar comida para os animais e fico na rua. À noite eu vou para São Gonçalo. A Enel prometeu resolver o problema e disse que iria vir uma equipe aqui ontem, mas não veio. Hoje de manhã veio uma equipe, mas foi embora, e os funcionários falaram que teria que ser uma equipe com o caminhão para fazer o tipo de manutenção”, disse o morador Fernando Laia, de 42 anos.

Segundo os moradores, a luz teve queda às 11h30 desta segunda-feira (25). Várias ligações já foram feitas.

“Ligamos ontem às 11h30, assim que teve a queda de luz. O que eu acho estranho é que semanalmente vem um funcionário para fazer o registro do consumo, mas agora que precisamos que consertem a luz, é essa demora toda”, contou Yago Martins, de 32. 

A Enel informou que uma equipe atuou na Rua Carmindo Lobo, em Santa Rosa, e normalizou o fornecimento de energia por volta das 13h desta terça-feira (26).

É importante lembrar que o morador de Niterói pode acionar o Procon imediatamente para fazer o registro contra a concessionária de várias formas: pelos telefones 3254-8593 e 99983-8256; no site www.procon.niteroi.rj.gov.br; ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

< Suspeito de matar motorista de app de Niterói é apreendido Homem pede sorvete em loja, esfaqueia atendente e foge <