Apagão

Transformador estoura e deixa 148 casas no 'breu' em Niterói

As residências estão sem energia elétrica há mais de 24 horas

Os galhos estão encostando na fiação elétrica
Os galhos estão encostando na fiação elétrica |  Foto: Quintanilha Filho

Um transformador estourou e deixou 148 casas sem energia elétrica, no Condomínio Village Santa Mônica, localizado no bairro Calaboca, durante o fim da madrugada deste sábado (23). Segundo os moradores, diversos protocolos foram emitidos para a concessionária de energia Enel, no entanto, a responsável ainda não deu nenhum retorno.

Segundo o síndico do condomínio, Luiz da Costa Santos, os problemas tiveram início na sexta-feira (22), ainda por volta das 9h, quando a travessa de um dos postes de luz caiu e desarmou o disjuntor do pilar de energia:

‘’Eles vieram depois de sei lá quantos milhões chamados de todos os moradores. Eles chegaram aqui às 4h da manhã, trocaram a travessa e restabeleceu a luz, só que lá no final do condomínio uma árvore tocou na rede e começou a fechar curso.’’, explicou o síndico.

  • Transformador estoura e deixa 148 casas no 'breu' em Niterói
  • Transformador estoura e deixa 148 casas no 'breu' em Niterói

Ainda segundo o administrador do local, após 20 minutos da equipe técnica deixar o local, o transformador do poste explodiu, em razão de uma árvore que estava em contato com a fiação elétrica.

No mesmo instante, segundo relatos dos moradores, o condomínio inteiro ficou sem energia. Ainda de acordo com os residentes, um dos moradores do condomínio necessita de aparelhos para respirar e não pode correr o risco de ficar desassistido.

‘’Não é a primeira vez que essas coisas acontecem, mas nos últimos anos, a gente tem tido cada vez mais problemas elétricos.’’, contou o síndico.

Na última quinta-feira (21), a Prefeitura de Niterói conseguiu uma liminar que determina que a Enel restabeleça a energia de pontos afetados em no máximo quatro horas.

Em outro canto de Niterói, moradores de um edifício na Rua Otávio Carneiro, em Icaraí, na Zona Sul da cidade, estão há pouco mais de 24h sem energia elétrica. Segundo os residentes, algumas unidades estão ‘totalmente no escuro.’

‘’A maioria dos moradores são idosos, não tendo como descer, pois estamos sem elevador.’’, relatou a advogada Giane Pires, de 49 anos.

O que diz a concessionária 

Questionada, a companhia afirmou que as equipes técnicas estão atuando em diversos pontos da cidade. Leia na íntegra: 

''A Enel Distribuição Rio informa que as fortes chuvas e ventos que atingem parte do Estado do Rio de Janeiro desde ontem (22) pela manhã têm impactado o fornecimento de energia para alguns clientes. Com a força dos ventos, árvores e outros objetos caíram sobre a rede elétrica, provocando estragos em diferentes trechos dos circuitos.

A empresa acionou imediatamente o seu plano de emergência e reforçou as equipes em campo, que seguem trabalhando 24 horas - em rodízios de turnos - para reconstruir a rede e restabelecer o serviço o mais rapidamente possível.

As equipes estão se deslocando para as regiões que necessitam de atendimento, mas a queda de barreiras e alagamentos dificultam o acesso a algumas localidades. As cidades de Petrópolis, Niterói, Campos, Magé, Bom Jesus do Itabapoana e a região Sul são as mais afetadas no momento. A companhia destaca, ainda, que está trabalhando em coordenação com as prefeituras e a Secretaria de Energia do Estado do Rio na recuperação dos locais atingidos.

A Enel Rio orienta os clientes que priorizem os canais digitais para ingressar pedidos de falta de luz:

- App Enel Rio para Android ou iOS

- Agência virtual em enel.com.br

- Whatsapp Elena, enviando mensagem para (21) 99601-9608''

< Dorival estreia na Seleção em duelo contra a Inglaterra Brasil enfrenta Inglaterra em amistoso para a Copa América <