Cidades

Oficinas de tecnologia para jovens de São Gonçalo

Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas de tecnologia e inovação do projeto Estação Futuro no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo.

Fruto da parceria entre o Ministério Público, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e a ONG Viva Rio, a iniciativa vai garantir a capacitação durante um ano, de jovens de 15 a 20 anos, através de oficinas de cultura digital, empreendedorismo e reforço escolar.

Os interessados podem se inscrever indo até o local da Estação Futuro que fica no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do Jardim Catarina, de segunda a sexta, das 9h às 17h, munidos de documentação pessoal (RG e CPF). É necessário ser morador do bairro.

As aulas serão divididas em quatro fases: Aceleração Escolar e preparação para o ENEM; Oficinas Tech regulares e avançadas; Programa de iniciação ao empreendedorismo e Programa impulsionando talentos, e Inclusão no programa Jovem Aprendiz.

Além dos jovens inscritos nas oficinas regulares dentro dos quatro módulos já citados, os demais jovens da localidade também poderão participar das oficinas livres e gratuitas de tecnologia e empreendedorismo, que incluem Realidade Virtual,Vídeos 360, Drones, Impressora 3D, Marcenaria, Arduino, Container Urban Farm, entre outros. As oficinas livres acontecerão de segunda a sexta-feira, em diferentes horários, a expectativa é de que cerca de 600 jovens circulem mensalmente por elas.


De acordo com o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, o impacto social do projeto será refletido na autoestima da juventude na cidade.

"Violência não se combate com violência. Violência se combate com educação. Por isso eu só tenho a parabenizar o secretário Marlos Costa e toda a equipe que se empenhou em trazer este projeto tão importante para a nossa cidade. É fundamental igualarmos as oportunidades, sobretudo para aqueles que estão em maior situação de vulnerabilidade social. Nós acreditamos na juventude e vamos investir nela", afirmou Nanci.

< Controle de natalidade em São Gonçalo STF julga habeas corpus de Lula <