TAC

Pessoas obesas terão assentos específicos em cinemas no Rio

Documento assinado visa adequação de decreto federal

Foi uma representação formulada pela Associação Juntos por um Mundo Inclusivo
Foi uma representação formulada pela Associação Juntos por um Mundo Inclusivo |  Foto: Pixabay / Reprodução

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) firmou, na quinta-feira (2), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a rede de cinemas Cinemark para que sejam instalados assentos específicos para pessoas obesas em todas as salas de cinema da rede para se adequar aos termos do Decreto Federal 9.404/2018. De acordo com o documento, a rede terá um prazo de 180 dias para a conclusão da instalação dos assentos.

Foi uma representação formulada pela Associação Juntos por um Mundo Inclusivo, junto ao sistema de Ouvidoria Geral do MPRJ, que relatou a irregularidade relativa à falta de oferta de assentos nas salas de cinema da rede, contrariando a legislação vigente.

O decreto também determina que os teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, locais de espetáculos e de conferências e similares deverão ter reservados espaços livres para pessoas em cadeira de rodas e assentos para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, de acordo com a capacidade de lotação da edificação, assentos esses a serem instalados e sinalizados conforme os requisitos estabelecidos nas normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Agência Brasil 

< 'Enem dos concursos' é adiado no país devido às chuvas no RS Acidente com moto em Niterói: estado do jovem de 15 anos é grave <