Cidades

Programa de castração gratuita faz sucesso em Niterói

A quadra do Horto do Fonseca ficou lotada. Foto: Ezequiel Manhães

Preocupados com a saúde e o bem estar dos seus cães e gatos, centenas de pessoas se reuniram na quadra do Horto do Fonseca, na Zona Norte de Niterói, na manhã desta sexta-feira (4), em pleno Dia Mundial dos Animais, para garantir castração gratuita para seus pets. O serviço é oferecido pelo Centro Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), da Prefeitura de Niterói.

No total, foram distribuídas 660 senhas para bichinhos machos e fêmeas. A distribuição começou a ser feita a partir das 8h, e em questão de minutos já tinha sido finalizada.

De acordo com Marcelo Pereira, coordenador especial de Direito dos Animais na cidade, a presença expressiva da população no cadastro representa um despertar ainda maior para a necessidade de um programa de castração qualificado na cidade.

“Isso incentiva cada vez mais a Prefeitura de Niterói no aumento de ofertas por mais vagas. Atualmente, a população tem desenvolvido mais a consciência de que a castração é o ponto-chave para controlarmos a população de animais abandonados e fazermos um controle de certas zoonoses. Isso traz um prazer muito grande pra gente”, comemorou.

Pereira destacou ainda que novas vagas para castração devem ser abertas no final de dezembro ou início de janeiro do ano que vem. A data e o número de vagas ainda não foram divulgadas.

Donos dos bichinhos saíram cedo de casa para realizarem o cadastro. Foto: Ezequiel Manhães

Os pré-requisitos para a castração dos animais foram os seguintes: o bichinho precisaria ter mais de 4 meses e menos de 6 anos de idade; animais braquicefálicos ou com doenças pré-existentes e machos criptorquidas não se enquadravam no programa; e era preciso o animalzinho não fosse nem muito magro, nem muito gordo (no máximo 25kg).

Benefícios

Para Glauciene de Castro, de 39 anos, moradora do Cubango, castrar os bichinhos previne doenças. “Tenho muito cuidado com a minha gatinha Lindinha e por isso vim cadastrar ela no programa. Só assim ela ficará prevenida de doenças, ficará mais em casa também”, contou.

Dona do gatinho Goku - nome dado ao bicho em homenagem a um personagem de desenho animado, Kézia Silveira, de 19 anos, disse que foi cadastrá-lo no programa, para tentar reduzir as fugidas que ele costuma dar de sua casa.

“Eu já tenho ele há um ano e acho muito importante fazer a castração. Fora que ele foge muito, chega a ficar três dias fora e os vizinhos sempre vão lá em casa para reclamar (risos). Castrando eu tenho certeza que ele ficará mais em casa”, explicou a moradora do Fonseca.

Mais vagas

Apesar do sucesso do programa, algumas pessoas que estavam na fila reclamaram do número de senhas, considerado pequeno diante a alta demanda, como foi o caso da Dona Magda, de 57 anos.

“O evento é ótimo, a CCPAD faz um belíssimo trabalho, mas são poucas as senhas principalmente para cães fêmeas e machos. Deveria melhorar isso e aumentar ainda mais”, argumentou Magda, que estava na fila aguardando uma desistência para poder cadastrar o seu bichinho. 

O coordenador do programa Marcelo Pereira explicou que o objetivo do programa é ampliar o número de distribuição de senhas a cada edição "e isso já tem acontecido: a cada evento nós ampliamos os chamamentos”, afirmou.

O CCPAD funciona no Horto do Fonseca, na Travessa Luiz de Matos, 105 e possui uma moderna estrutura para castração de animais, com dois centros cirúrgicos, um consultório, área pré-cirúrgica, área pós-cirúrgica, sala para curso de banho e tosa, recepção, área administrativa, sala de palestras e almoxarifado. Mais informações podem ser consultadas através do telefone 3607-8569.

< Maricá recebe mostra de dança infantil neste final de semana Preso por tentar estuprar turistas no Parque da Cidade <