Cidades

Sala de leitura é inaugurada em unidade socioeducativa de São Gonçalo

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) vai inaugurar nesta quinta-feira (31), mais um espaço dedicado à leitura em unidades socioeducativas para o regime de semiliberdade do Estado. Desta vez, o polo contemplado será o Criaad de São Gonçalo, localizado na Estrela do Norte.

Salas contam com mesas e ambientes para convivência dos internos. Foto: Divulgação

O espaço é fruto de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) e a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (Secec). Com a inauguração, o Degase atinge o número de 12 salas em funcionamento nas unidades do departamento.

Em São Gonçalo, são atendidos 38 adolescentes. As salas de leitura são ambientes educativos e de convivência que buscam revelar a importância da leitura aos socioeducandos e também foram abraçadas pelo programa #juntospelaleitura, da Secec.

A implantação desses espaços envolve diversos profissionais da Seeduc e do Degase, assim como gestores, diretores das unidades socioeducativas e escolares, equipe técnica, pedagogos, bibliotecárias, professores e socioeducadores.

Eles serão os responsáveis por desenvolver atividades de estímulo à leitura como cine literário, oficinas de escrita, mediação de leitura, reforço escolar e biblioterapia. As salas contam com televisão, almofadas, local com mesas e cadeiras, acervo diversificado, além de ambiente com jogos para interação dos adolescentes.

De acordo com o diretor do Degase, Márcio de Almeida Rocha, a intenção é transformar a leitura e o livro como elementos de mudança na vida dos adolescentes.

"Nosso objetivo é promover, planejar, organizar ações que favoreçam aos adolescentes o acesso à leitura, que levem a esses adolescentes a reflexão e ao conhecimento para dar novos rumos a suas histórias", comentou.

< Homem fica ferido após capotamento na RJ-106, em Maricá Moradores do Gradim em SG entregues ao lixo e a lama <