Caso João Pedro

Castro cria dia em homenagem a João Pedro, morto em São Gonçalo

O Estado irá realizar eventos durante o mês de maio

O adolescente  morreu apór ter sido baleado dentro de casa
O adolescente morreu apór ter sido baleado dentro de casa |  Foto: Reprodução
 

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) instituiu o 18 de maio como o Dia de Luta Jovem Preto Vivo - João Pedro Mattos. O decreto foi publicado no Diário Oficial de quarta-feira (13).

De acordo coma  lei, durante todo o mês de maios, o estado irá realizar eventos e debates sobre racismo, encarceramento e genocídio sofrido pela juventude negra e periférica.

Leia +: Estado é condenado a pagar indenização à família de João Pedro

Leia +: 'Dor imensa', diz pai de João Pedro três anos após morte do jovem

Leia +: Policiais envolvidos na morte de João Pedro poderão voltar à ativa

Morte

João Pedro morreu no dia 18 de maio de 2020 após ter sido baleado durante uma operação das Polícias Civil e Federal  no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Ele brincava em casa com amigos quando policiais entraram atirando. João Pedro foi atingido por um disparo de fuzil na barriga.

Denúncia

Os policiais civis Mauro José Gonçalves, Maxwell Gomes Pereira e Fernando de Brito Meister foram denunciados pelo Ministério Público por homicídio duplamente qualificado e fraude processual. Eles podem ir a júri popular.

Homenagem

João Pedro foi homenageado no Rock in Rio no show do Racionais MC´s
João Pedro foi homenageado no Rock in Rio no show do Racionais MC´s |  Foto: : Reprodução
 

João Pedro chegou a ser lembrado durante a apresentação do grupo Racionais MC´s, no Rock in Rio 2022. Na música 'Negro Drama', ele apareceu no telão do palco, ao lado de nomes de pessoas negras que também perderam a vida de forma violenta, como Marielle Franco, o congolês Moise, a menida Ágatha Félix, além do repositor Durval, morto a tiros ao ser confundido com um criminoso ao chegar em casa São Gonçalo.  

< Esbarrão de comissária pode ter causado incidente com voo da Latam Tenente condenado pela morte de juíza em Niterói é expulso da PM <