Descaso

Idosa de SG é dada como morta pelo INSS e perde aposentadoria

Carmen Marins, de 91 anos, está há três meses sem auxílio

Carmen Marins, de 91 anos, está há três meses sem receber o auxílio aposentadoria
Carmen Marins, de 91 anos, está há três meses sem receber o auxílio aposentadoria |  Foto: Acervo Pessoal

Uma idosa, de 91 anos, moradora do bairro Mutuaguaçu, em São Gonaçalo, na Região Metropolitana do Rio, foi pega de surpresa ao tentar sacar a sua aposentadoria, há três meses. Ao chegar no banco, não havia saldo disponível na conta de Carmen Marins.

Foi quando a amiga da idosa, Angelita Mara Ramos, de 57 anos, procurou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para entender o que estava acontecendo, e para a surpresa de todos, a beneficiária estava dada como morta.

Segundo Angelita, a idosa está desde dezembro de 2023 sem receber o auxílio que tem direito. Até esta terça-feira (5), o problema não foi resolvido.

Quando chegamos na agência, não conseguimos sacar o dinheiro. Chamei o gerente e ele falou que tinha que resolver com o INSS. Chegando lá, foi informado que ela não podia receber o dinheiro porque o nome dela não constava no sistema, ela estava sendo dada como morta Angelita Mara, amiga da idosa

Além de Carmem, também mora na mesma residência o sobrinho de 47 anos. No entanto, ele também é debilitado, tendo sofrido dois AVCs e é cego. Com isso, os dois precisam de ajuda voluntária para sobreviver.

Segundo Angelita, o dinheiro da aposentadoria é usado para comprar comidas, remédios e complementos para a casa da idosa

Inconformados com a situação, a idosa precisou ser levada até uma agência do INSS para fazer a prova de vida. Mesmo levando todos os documentos e com a presença dela, até o momento, nada foi solucionado. Um vídeo chegou a ser compartilhado nas redes sociais para mostrar o descaso.



"É uma vergonha e um descaso tudo isso que eles estão fazendo com a dona Carmen. Precisei levá-la até o INSS para fazer a prova de vida dela. Apresentei todos os documentos possíveis e nada é resolvido. Ela precisa desse dinheiro para sobreviver", desabafou.

Angelita afirmou, ainda, que já perdeu as contas de quantas vezes foi à agência cobrar pelo retorno do pagamento. Vendo que a situação não está sendo resolvida, ela começou a ajudar a idosa.

"Eu, mesmo sem ter nenhum tipo de parentesco com ela, ajudo sempre que possível, pois não consigo aceitar essa situação. Eles só falam que o processo está em análise e não anda", disse.

O que diz o INSS

Procurado pelo ENFOCO, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa "que o benefício da segurada Carmen Marins foi reativado. A suspensão ocorreu pelo fato do CPF da segurada não constar em seu cadastro. Após da segurada apresentar o documento e concluída a análise, o benefício foi restabelecido", diz o órgão.

Segundo a nota, em até 15 dias, todos os atrasados estarão disponíveis em conta. "O INSS lamenta o ocorrido e está trabalhando para que toda a população tenha um atendimento de excelência", finaliza.

< Marvio Ciribelli faz show beneficente em Niterói; veja programação Wanessa aparece pela 1ª vez após expulsão do BBB: 'Dias difíceis' <