Saúde

São Gonçalo fecha último hospital psiquiátrico da cidade

Pacientes foram transferidos para residências terapêuticas

Segundo a Prefeitura, o fechamento representa uma mudança para um modelo de assistência
Segundo a Prefeitura, o fechamento representa uma mudança para um modelo de assistência |  Foto: Divulgação / Prefeitura de SG

A Prefeitura de São Gonçalo informou, nesta sexta-feira (15), que decidiu encerrar as atividades da Clínica Nossa Senhora das Vitórias, localizada no bairro Zé Garoto. A medida marca o fim do último hospital psiquiátrico, de acordo com o governo municipal. 

Segundo a Prefeitura, o fechamento representa uma mudança para um modelo de assistência mais inclusivo e respeitoso aos direitos das pessoas com transtornos mentais. Os últimos nove pacientes da unidade foram transferidos para uma residência terapêutica (RT). 

As RTs abrigam moradores provenientes das clínicas de longas internações, que foram desativadas. Estas residências possuem entre seis e, no máximo, 10 pessoas, contam com a supervisão de cuidadores durante 24 horas, coordenador e acompanhante terapêutico para que os moradores possam ter uma vida em sociedade.

Ainda de acordo com o governo municipal, atualmente, a cidade conta com 19 RTs, que abrigam 159 moradores. Elas ficam nos bairros Boa Vista, Gradim, Centro, Amendoeira, Pita, Engenho Pequeno, Trindade, Brasilândia, Zé Garoto, Antonina, Boa Vista, Nova Cidade, Marambaia e Vista Alegre. São casas como de qualquer família, ou seja, com todos os cômodos e ambientes necessários para o bem-estar de seus moradores.

A desinstitucionalização dos hospitais psiquiátricos faz parte do Movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental, através do fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação.

Assistência

A partir deste marco da desinstitucionalização, os pacientes psiquiátricos que moram com as suas famílias – quando em crise – terão acesso ao atendimento emergencial no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto – unidade referência. E para os atendimentos ambulatoriais de acompanhamento, eles têm os Caps, PAM Coelho e Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho.

A emergência psiquiátrica no HLP conta com 19 leitos para internações temporárias até que o paciente esteja estabilizado. Não há mais internação permanente. Nas unidades de atendimento ambulatorial do PAM Coelho e Clínica do Barro Vermelho, as equipes são compostas por psicólogos, psiquiatras adulto e infantil, assistente social e terapeuta ocupacional.

Os atendimentos de primeira vez não necessitam de agendamento prévio e acontecem das 8h às 17h. O Caps III do Centro e o Caps AD III de Alcântara funcionam 24h para acolhimento dos usuários. Para as crianças e adolescentes, São Gonçalo tem a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI), que funciona no Coelho.

A UAI, diferente das RTs, é um local de passagem para crianças e adolescentes usuários de crack, álcool e outras drogas, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou com problemas familiares em decorrência do uso da droga. O encaminhamento é feito pelos Capsis para os casos que possuem perfil. A unidade não é porta aberta.

< Baleado em sequestro de ônibus é submetido à retirada de projétil Caminhão invade casa e deixa três feridos em Niterói; vídeo <