Meio ambiente

Tartaruga debilitada é resgatada em praia de Búzios

Animal havia ingerido resíduos sólidos

Tartaruga foi encaminhada para cuidados mais específicos, como lavagem estomacal e aplicação de soro
Tartaruga foi encaminhada para cuidados mais específicos, como lavagem estomacal e aplicação de soro |  Foto: Ascom Búzios
 

Uma tartaruga marinha foi resgatada debilitada no canto direito da Praia da Ferradura, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio, nesta quarta-feira (12). 

O engenheiro da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, Bernardo Corty, que realizou a remoção, relatou tratar-se da ingestão de resíduos sólidos (lixo), os quais geram inadequação do fluxo digestivo do animal, ocasionando inanição e severo emagrecimento.

A partir desse estágio, segundo ele, a tartaruga perde forças para mergulhar ao fundo e se alimentar. O animal foi retirado da água cuidadosamente e mantido na sombra, com toalha úmida recobrindo a carapaça.

O animal foi retirado da água cuidadosamente
O animal foi retirado da água cuidadosamente |  Foto: Ascom Búzios
  

A toalha foi mantida umedecida com água do mar até a chegada da equipe CTA, que destinou a tartaruga para cuidados mais específicos, como lavagem estomacal e aplicação de soro.

Mesmo com as campanhas já realizadas pela Secretaria do Ambiente e Urbanismo alertando para os impactos negativos do lixo no mar, animais marinhos do município continuam sendo impactados por esse malefício.

A Prefeitura de Búzios realiza novo apelo para que seja evitado o despejo de resíduos sólidos em praias e suas proximidades, utilizando-se as lixeiras distribuídas na cidade, durante o ano de 2022.

< Ator Paulo Gustavo é homenageado com circuito turístico em Niterói 'A Fazenda 14': noite é marcada por brigas após eliminação <