Dia da Consciência Negra

Xande de Pilares e BK farão shows gratuitos em Niterói

Festival da cultura negra será no Caminho Niemeyer, no dia 20

Xande de Pilares e BK se apresentarão no Caminho Niemayer, em Niterói, no dia 20
Xande de Pilares e BK se apresentarão no Caminho Niemayer, em Niterói, no dia 20 |  Foto: Reprodução
  

No dia 20 de Novembro, quando é celebrado o legado do povo negro, a memória e a luta de Zumbi dos Palmares, acontece o "Viva Zumbi", maior festival do Dia da Consciência Negra do estado do Rio de Janeiro. O evento será em Niterói, no Caminho Niemeyer, a partir das 10h. 

Organizado pelo Instituto Casa da Utopia, em parceria com diversas entidades e movimentos sociais, apoio da Prefeitura de Niterói e, nessa edição, com o patrocínio da CEDAE, o Viva Zumbi chega à sua 15ª edição com uma programação cultural imperdível. 

O  Festival celebra a ancestralidade e a cultura do povo negro por meio de expressões artísticas como capoeira, literatura, música, debates, tendas temáticas com oficinas, além da feijoada.

"O Viva Zumbi é o maior encontro preto do estado. Me sinto em um verdadeiro quilombo. Repleto de diversidade negra, vários estilos, gostos, sabores e saberes. Um dia de celebrar nossa beleza mas também a nossa luta! Nossa emancipação não veio das mãos da branquitude mas sim das nossas mãos, negras, de Dandara, de Zumbi! Nós somos o legado de Zumbi! E no Viva a gente deixa isso muito nítido!", comenta a organizadora Rebecca Vieira

O cantor Xande de Pilares será a grande atração da noite, que contará também com a apresentação do rapper BK, da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, do grupo Poeira Pura, artistas locais, entre outras atrações.

Neste ano, especialmente, o "Viva Zumbi" terá como mote "Racismo Ambiental, Ancestralidade, Futuro e Ambiente". Abordaremos as correlações entre as políticas ambientais, os impactos de desastres ambientais e as populações negras, periféricas e menos favorecidas em termos socioeconômicos.

" Viva Zumbi é a maior festa da Consciência Negra no estado do Rio, um evento que apresenta a nossa pluralidade artística e cultural. Além do entretenimento e das apresentações musicais, o Viva também contribui com debates fundamentais para a sociedade, abordando os temas mais urgentes, como  o "racismo ambiental", tema desta edição. É festa, celebração e resistência!" - afirmou a ex -vereadora de Niterói e atual deputada estadual, Verônica Lima, que esteve participando de todas as edições. 

Com entrada franca, o evento vai arrecadar doações de alimentos não-perecíveis, sem contar açúcar e sal. Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/viva-zumbi-15-edicao/2238432. O evento está sujeito à lotação.

Programação/atrações

- Ato pela Igualdade Racial (Local: Caminho Niemeyer)

- DJ + Apresentação do Festival Viva Zumbi

- OCA Viradouro

- Encontro de Jongos

- HOMENAGEM DIPLOMA ZUMBI DOS PALMARES + 10 MOÇÕES 

- Roda de Samba Poeira Pura

- DJ (MUDANÇA DE PALCO)

- BK

- DJ

- Banda Um Amô

- Baile Funk das Antigas

- DJ + Mudança de Palco

- XANDE DE PILARES

- DJ

- Grande Rio

- ENCERRAMENTO

< Vulcão Etna, o mais ativo da Europa, entra em erupção; veja o vídeo Flamengo pode ter 'reforço' para a partida contra o RB Bragantino <