Petição

Deputado pede bloqueio de perfis de influencers acusadas de racismo

Vitor Junior solicitou a medida à Justiça

Vídeos com conteúdo expondo crianças devem ser retirados com urgência das redes sociais
Vídeos com conteúdo expondo crianças devem ser retirados com urgência das redes sociais |  Foto: Reprodução

O deputado estadual Vitor Junior (PDT), que é membro da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), solicitou à Justiça o bloqueio dos perfis das influencers Nancy Gonçalves e Kerollen Cunha até o fim da apuração do caso pelo Ministério Público Estadual e a retirada urgente de vídeos que contenham conteúdos expondo crianças, adolescentes e idosos em situações vexatórias e degradantes das plataformas digitais das influenciadoras, assim como sanções previstas na legislação em vigor.

Nancy e Kerollen estão sendo investigadas pela Polícia Civil do Rio após terem divulgado em redes sociais e plataformas digitais um vídeo entregando uma banana, um macaco de pelúcia e até dinheiro para crianças negras. Também teriam sido postados outros vídeos envolvendo crianças, adolescentes e idosos.

Na sexta-feira (2), o parlamentar, por meio de uma petição, entregou a solicitação à Vara da Criança, do Adolescente e do Idoso da Comarca de São Gonçalo, já que Nancy e Kerollen são da cidade. Na próxima semana, será apresentada pelo deputado uma representação ao Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio, Luciano Mattos, constando também pedido de providências sobre este caso. 

Nos encaminhamentos à Justiça estão sendo pedidos ainda a apuração de possíveis infrações ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como ao Estatuto do Idoso.

Imagem ilustrativa da imagem Deputado pede bloqueio de perfis de influencers acusadas de racismo
|  Foto: Divulgação

“É preciso que seja feita uma rigorosa apuração deste caso, uma vez que constam nos canais digitais vídeos expondo crianças, adolescentes e idosos em situações vexatórias e degradantes, em especial este último divulgado na imprensa, com as imagens das influencers entregando uma banana, um macaco de pelúcia e até dinheiro para crianças negras. Não podemos permitir que atos como estes continuem acontecendo. Este fato causa repulsa, ainda mais nos dias atuais em que temos discutido tanto questões relacionadas à discriminação social em todo o mundo”, enfatizou Vitor Junior.

< Gil do Vigor alfineta Primo Rico nas redes sociais; entenda Péricles fala sobre dificuldades que enfrenta com a obesidade <