Uma boa notícia para quem pretende viajar para fora do país. A Casa da Moeda do Brasil começou esta semana uma megaoperação para zerar a fila de passaportes pendentes, devido à suspensão da emissão do documento por falta de recursos financeiros, no final de junho. Atualmente, cerca de 175 mil pedidos estão a espera da confecção do documento.

Em Niterói os pedidos podem ser feitos na sede da Polícia Federal, na Avenida Feliciano Sodré, no Centro, e também no posto do segundo andar do Niterói Shopping, na Rua da Conceição, também no Centro da cidade.

“Vamos trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, arcando com custos extras para atender a todas as solicitações feitas pelos cidadãos nos postos da DPF [Departamento de Polícia Federal] durante os dias de suspensão”, informou a Casa da Moeda em nota.

De acordo com a Polícia Federal (PF), os pedidos que foram acumulados durante o período de suspensão do serviço serão atendidos por ordem cronológica conforme as solicitações. “A Polícia Federal trabalhará em parceria com a Casa da Moeda para que haja normalização da emissão de passaportes o mais rápido possível”, diz nota da PF.

A Casa da Moeda estima que em até cinco semanas o serviço esteja regularizado, zerando a fila de espera.

O serviço estava suspenso desde 27 de junho, após a PF anunciar que não tinha recursos financeiros para continuar emitindo o documento. No último dia 21, o Ministério da Justiça enviou uma verba extra de R$ 102 milhões para a regularização da expedição de passaportes.

Fonte: Agência Brasil