Política

Mendonça substitui Moro como ministro da Justiça

O advogado liderava a Advocacia Geral da União. Foto: Bolsonaro/Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública o advogado André de Almeira Mendonça. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28).

Mendonça estavava a frente da Advocacia Geral da União (AGU). Em seu lucar, assumirá o procurador-geral da Fazenda, José Levi do Amaral. O advogado é pastor da Igreja Presbiteriana Esperança de Brasília, chegou a integrar o governo Temer.

Mendonça substitui o ministro Sérgio Moro na pasta, que deixou o cargo após discordar da exoneração do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo.

Moro deixou o ministério na semana passada, acusando Bolsonaro de tentativa de interfência no órgão. O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou abertura de inquérito sobre as declarações.

A troca no comando da PF também foi publicada nesta terça. Quem assume a direção-feral da instituição é o delegado Alexandre Ramagem Rodrigues, que ocupava o comando da Agência Brasileira de Inteligência.

Ramagem tem carreira na Polícia Federal e aparece em fotos de confraternizações do vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente.

Publicado às 7h25. Em atualização.

< Em 24 horas, país tem 3,3 mil novos casos de Covid-19 Uso de máscaras é adotado como política de saúde pública no Brasil <