quarta, 21 de outubro de 2020

Academias e salões de beleza autorizados a reabrir pelo Governo Federal

peso, anilha, academia
Academias autorizadas a funcionar em todo o território nacional. Foto: Divulgação

A reabertura de academias de esportes em geral, salões de beleza e barbearias já pode acontecer. Isso porque o presidente Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido) anunciou, nesta segunda-feira (11), a inserção dos setores entre as atividades considerada essenciais durante a pandemia do novo coronavírus.

Em seu perfil pelas redes sociais, Bolsonaro publicou a imagem com o novo decreto (nº 10.344), com data de publicação desta segunda-feira (11). Desta forma, fica autorizada a reabertura desses estabelecimentos a partir de terça-feira (12), em todo o território nacional, desde que obedecendo as orientações do Ministério da Saúde.

“Saúde é vida. Academias, salões de beleza e cabeleireiro, higiene é vida. Essas três categorias juntas é mais de um milhão de empregos”, afirmou o presidente a jornalistas na portaria do Palácio do Alvorada.

Apesar de ser uma determinação federal, desde o dia 15 de abril, estados e municípios ganharam autonomia, pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), para definir as prerrogativas de isolamento, quarentena, interdição de locomoção e de serviços públicos e atividades essenciais durante a pandemia.

O ministro da saúde, Nelson Teich, afirmou durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, que não participou da decisão de incluir esses novos setores como atividades essenciais.

Na semana passada, o presidente já tinha feito uma manutenção do decreto (nº 10.282), acrescentando construção civil e atividades industriais na lista de atividades essenciais.

Covid-19

O país chegou, nesta segunda-feira (11), a 168.331 casos confirmados e a 11.519 mortes pela Covid-19. O balanço foi atualizado pelo Ministério da Saúde, que confirmou também o número de 69.232 pacientes recuperados.

Publicada às 19h50

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *