Brasil & Mundo

Bolsa de valores vive manhã de caos no Brasil

Abertura em queda provocou a interrupção no mercado financeiro. Foto: Rovena Rosa / EBC

O índice chave da Bolsa de Valores de Tóquio fechou abaixo dos 20 mil pontos nesta segunda-feira (9), em meio ao temor de que o surto do novo Coronavírus deva causar um grave revés na economia global. Além disso, a queda na cotação nos barris de petróleo também contribuiu para queda de 10% logo na abertura da bolsa de valores brasileira. Para evitar o caos no mercado financeiro houve interrupção de meia hora nas negociações.

No japão, o Nikkei 225 perdeu 1.050 pontos em relação à sexta-feira (6) e fechou o dia em 19.698 pontos.

Esta foi a primeira vez que o índice fechou abaixo dos 20 mil pontos desde janeiro de 2019, é a maior queda registrada em um único dia, desde dezembro de 2018.

A moeda japonesa avançou em mais de 3% em relação ao dólar no mercado de câmbio de Tóquio hoje, alcançando seu nível mais alto em relação à moeda americana desde novembro de 2016.

Analistas de mercado dizem que investidores se apressaram para vender dólares e comprar ienes, preocupados que a disseminação do coronavírus impacte gravemente a economia global, incluindo os Estados Unidos.

Às 17h, na capital japonesa, a moeda americana foi negociada entre 102,22 e 102,25 ienes, num recuo de 3,57 ienes em relação à cotação de sexta-feira.

< Opinião: Abel Braga está fazendo hora extra no futebol! CONCURSO: Anúncio de vagas em Maricá <