quarta, 27 de janeiro de 2021

Brasil passa de 8 milhões de casos acumulados do coronavírus

Diagnósticos positivos da doença foram mais de 53 mil em um dia. Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC

O Brasil ultrapassou os 8 milhões de casos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 52.035 novos diagnósticos positivos da doença e, com isso, o total de pessoas infectadas desde o início da pandemia subiu para 8.013.708.

A marca está na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta sexta-feira (8). O balanço é feito a partir de informações coletadas e enviadas pelas secretarias estaduais de Saúde.

O número de mortes em decorrência da pandemia do novo coronavírus está em 201.460. Em 24 horas, foram registrados mais 962 óbitos. Na quinta (7) o país bateu a marca de 200 mil vidas perdidas para a Covid-19, com o total de 200.498 de óbitos. Ainda há 2.577 mortes sendo investigados por equipes de saúde.

Há 697.774 pessoas com casos ativos em acompanhamento por profissionais de saúde, e 7.114.474 pessoas já se recuperaram da doença.

Estados

Entre os estados com maior número de mortes por Covid-19, São Paulo aparece em primeiro lugar, com 48.029 óbitos. Em seguida, vêm os estados do Rio de Janeiro, com 26.480 mortes, de Minas Gerais, com  12.469; do Ceará, com 10.122); e de Pernambuco, com 9.789.

As unidades da Federação com menor número de óbitos por covid-19 são Roraima, com 793 óbitos; Acre, com 823; Amapá, com 962; Tocantins, com 1.263; e Rondônia, com 1.899.

Maricá

Maricá registra, até esta sexta-feira (8), 9.055 casos confirmados e 207 óbitos por Covid. Estão curadas da doença 8.512 pessoas e há no momento 336 casos ativos, além de 25 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde.

A equipe do laboratório Dr. Francisco Rimolo Neto, instalado no Posto de Saúde Central, no Centro, apresentou esta semana um balanço do trabalho realizado desde a inauguração, em 26 de maio do ano passado.

Segundo o levantamento, que comprova a importância da iniciativa da Prefeitura de trazer as análises de amostras para diagnóstico da Covid-19 em Maricá, até 31 de dezembro, foram 12.880 exames RT-PCR.

A taxa de ocupação de leitos disponíveis para Covid-19 no período de 31 de dezembro a 7 de janeiro dos hospitais Conde Modesto Leal e Dr. Ernesto Che Guevara foi de 37,89%, sendo 26,73% de pacientes de outros municípios. Na semana anterior a taxa era de 57%, sendo 28% de pacientes de outros municípios.

Vale ressaltar que o número de leitos disponíveis passou de 93 para 101. As tendas de atendimento localizadas no Centro, Inoã e São José do Imbassaí, tiveram uma média de procura diária de 268 pessoas, além de terem realizado cerca de 210 testes no mês.

A Nota Técnica semanal divulgada nesta sexta-feira (8) pela Secretaria de Saúde de Maricá mantém a cidade na Bandeira Amarela estágio 2. Há um indício de queda nos indicadores, mas o que evidencia no momento é o platô epidemiológico mais elevado na cidade.

São Gonçalo

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou 13 óbitos em decorrência do novo coronavírus (Covid-19) nesta sexta-feira (8), chegando a 1.065 no total.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 36.433 casos confirmados, 34.000 curados, 71 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 1.297 em quarentena domiciliar e 1.065 óbitos confirmados.

Os óbitos lançados no boletim de hoje são de datas retroativas, devido ao processo de investigação feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, com base nos resultados dos testes realizados pelos pacientes.

Testes

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo já realizou mais de 250 mil testes para Covid-19 e, atualmente, realiza uma média de 10 mil exames por semana. A Pasta disponibiliza 13 locais para a população fazer exames. Todos realizam os testes rápidos e/ou sorologia, que podem confirmar a doença em quem está com mais de sete dias de sintomas.

No entanto, os testes devem ser feitos apenas em quem apresenta algum tipo de sintoma da doença ou teve contato com quem está com o coronavírus. Atualmente, São Gonçalo está na fase 2 da doença, com médio risco de contaminação, conforme divulgação semanal do Covidímetro.

Para quem está com os sintomas do coronavírus há mais de sete dias, os testes podem ser feitos em 13 unidades. Para os que estão sentindo sintomas há menos de sete dias, a indicação é seguir para o Centro de Triagem no Zé Garoto, onde, além do teste rápido, também é realizado o RT- PCR, também conhecido como Swab, que pode confirmar a doença ainda no início. 

Os sintomas mais comuns provocados pelo novo coronavírus são febre, tosse, coriza, dificuldade de respirar e falta do olfato e paladar.

“Devem procurar as unidades de saúde todos que estão com os sintomas do covid, principalmente perda de olfato e paladar. E também aqueles que tiveram contato com alguém que teve a doença, mesmo estando assintomático. Neste caso, deve procurar o Centro de Triagem”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gláucia de Oliveira. 

Locais dos exames

Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto, diariamente, das 8h às 18h

PAM Coelho, PAM Neves, PAM Alcântara; Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho; Clínica da Criança (0 a 12 anos); Polo Sanitário Rio do Ouro; Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina; Polo Sanitário Rio do Ouro e o Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara: de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Clínica Municipal Gonçalense, Mutondo: de segunda a sexta, das 8h às 20h; e sábado, das 8h às 13h.

O Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, Lagoinha, diariamente, 24h. 

Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa, terças, quintas e sextas, das 9h às 16h.

Tipos de exames

Rápido e sorologia – realizados através do sangue

RT-PCR (swab) – realizado através de fluidos nasais

Com Agência Brasil

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *