terça, 26 de janeiro de 2021

Brasil perde 19 profissionais de enfermagem para o coronavírus

Brasil registrou 19 óbitos de profissionais de enfermagem. Foto: Arquivo/Plantão Enfoco

O Brasil registrou até esta terça-feira (14) 19 óbitos de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem confirmados com o novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A maioria dos profissionais de enfermagem que veio a óbito tem entre 29 e 66 anos. Desses casos mais de 80% são mulheres.

Além dos 19 óbitos confirmados, 10 casos suspeitos estão sendo investigados. Em São Gonçalo uma técnica de enfermagem, de 66 anos, faleceu no último dia 2, vítima da Covid-19.

De acordo com enfermeiros, é urgente a adoção de medidas para capacitação e oferta adequada de equipamentos de proteção individual (EPIs) para reduzir os riscos de contaminação dos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia.

“Estamos diariamente na linha de frente, lidamos com todos os tipos de doença e agora a Covid-19. No começo eram fornecidos EPIs à vontade, agora já estão racionando para não faltar”, disse uma enfermeira que preferiu não se identificar.

O auxiliar de enfermagem Carlos Silva, 32 anos, disse esperar por melhores condições de trabalho durante o período de epidemia.

“Estamos trabalhando dia e noite para que todos fiquem bem e possamos chegar em casa e não transmitir a doença para nossas famílias, mas esperamos reconhecimento e melhores condições de trabalho. Recebemos as capacitações depois que já tínhamos atendidos casos suspeitos. Ver amigos sendo internados com Covid-19 nos deixa com muito medo”, disse.

O novo coronavírus já contaminou ao menos 242 profissionais de enfermagem no país, segundo balanço divulgado na última segunda-feira (13) pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Ao todo, 223 se recuperaram da doença.

Publicada às 12h42

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *