domingo, 24 de janeiro de 2021

CES 2021: tecnologias futuristas que já estão entre nós

CES 2021 acontece até esta sexta-feira. Foto: Divulgação

Por anos a gente assistiu “Os Jetsons” e viu carros voadores, robôs como empregadas domésticas e janelas de informações flutuantes, ansiando pelo momento em que o futuro nos traria isso. Bem, a boa notícia é que essas tecnologias estão cada vez mais reais e frequentes nos lançamentos das grandes empresas, a má é que ainda custam bastante caro para a imensa maioria da população.

Nesta semana, até esta sexta-feira (15), acontece virtualmente a CES 2021, um evento dedicado à apresentação de produtos tecnológicos que serão lançados no decorrer do ano, nos dando uma pequena prévia do que está por vir. Apesar do evento ter começado há pouco tempo, já temos algumas novidades bem animadoras que nos colocam no tão sonhado futuro.

Robôs domésticos

Eu sei que os robôs domésticos estão cada vez mais “populares”, sejam as assistentes virtuais, como Alexa, Siri e Cortana ou aquele aspirador de pó que você deixa trabalhando em casa enquanto vai na rua. Mas a novidade fica por conta de robôs mais complexos e mais inteligentes.

Bot Care 5 e Bot Handy 6 da Samsung. Foto: Divulgação

A Samsung, além de apresentar um novo robô aspirador, inovou ao trazer o Bot Care 5 (o mais baixo na imagem acima) e o Bot Handy 6 (o mais alto). O Bot Care tem como função te acompanhar pela casa e melhorar o seu estilo de vida, seja com lembretes, vídeos, músicas etc. Já o Bot Handy 6 possui a tarefa de auxiliar na arrumação da casa, por possuir uma mão mecânica, ele pode organizar e lavar pequenos objetos e até mesmo fazer comandos “simples” como pegar água ou trazer um celular que esteja mais longe.

Para não ficar atrás da concorrente, a LG também anunciou um novo robô inteligente e dedicado à limpeza, o CLOi UV-C, que emitirá raios UV para desinfetar todo o ambiente, matando os vírus e bactérias que estão sobre o local.

CLOi UV-C emitirá raios UV para desinfetar o ambiente. Foto: Divulgação

Óculos inteligente

Numa vibe mais “Minority Report”, a Lenovo lançou um óculos de realidade aumentada, algo que a Google já fez nos anos anteriores, mas não vingou. O ThinkReality A3 funcionará ligado a cabo em um celular ou computador e mostrará janelas com as informações contidas nos programas. Segundo a empresa, o objetivo do é aumentar a privacidade com informações restritas somente a algumas pessoas, já que só quem verá essas telas é o usuário do óculos.

Apesar de ainda não ter uma data específica, a Lenovo prometeu o ThinkReality A3 para meados de 2021.

Então, o que achou dessas pequenas novidades? Já dá para se sentir no futuro?

Formado em Letras (Português-Literatura) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Jonny Salles é acionado pelo mundo nerd, que acompanha, debate e vivencia, seja numa roda de amigos, ou em seu canal do Youtube ‘Geek Barba.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *