terça, 26 de janeiro de 2021

Cientistas da UFRJ estão entre os mais influentes do mundo

Associada ao ensino e à extensão, a pesquisa é carro-chefe na UFRJ. Foto: Raphael Pizzino (Coordcom/UFRJ)

Um levantamento produzido pela revista norte-americana Public Library of Science (Plos) revelou que 60 cientistas da UFRJ estão entre os mais influentes do mundo em suas respectivas áreas.

Ao todo, 161.441 pesquisadores foram listados, sendo 853 brasileiros. Dois rankings foram produzidos: um com os mais citados ao longo da carreira e outro com os mais citados no ano de 2019. O estudo foi possível com o auxílio da base de dados Scopus.

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, comemora, mas afirma que a Universidade tem mais pesquisadores de renome global. 

“É uma grande honra para a UFRJ ter pelo menos 60 cientistas nessa lista dos mais influentes do mundo. Esse número é certamente maior, porque essas questões dependem muito de qual análise é feita. Mas parabenizo todos esses 60 e os demais cientistas que têm renome nacional e internacional que porventura não estejam na lista. Que todos continuem enaltecendo a ciência e as instituições públicas do nosso país! Salve a ciência brasileira!”, celebra.

Homenagem

Logo depois da última assembleia do Conselho Universitário (Consuni) deste ano, haverá uma sessão solene que homenageará os pesquisadores. O evento virtual está sendo organizado pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (Cbae) e acontecerá no dia 17 de dezembro, às 13 horas. A webTV UFRJ fará a transmissão ao vivo do evento no mesmo link da sessão do Consuni. Acompanhe aqui neste link

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *