sábado, 05 de dezembro de 2020

Comunicação de venda ao Detran poderá ser feita pela internet

Documento é realizado pelo vendedor para comunicar ao órgão a transferência do veículo ao novo dono. Foto: Divulgaçao/Detran

A partir desta sexta-feira (23), os proprietários de veículos que quiserem vender o bem já têm autorização para realizar a comunicação da venda ao Detran pela internet. A decisão foi publicada, nesta sexta (23), no Diário Oficial do estado do Rio.

O documento de registro e regularização é realizado pelo vendedor para comunicar ao órgão a transferência do veículo ao novo dono, e era feito direto em uma das sedes do órgão.

Segundo a publicação, o vendedor deverá enviar, através da internet, o Certificado de Registro de Veículo (CRV), o chamado recibo, com a data da venda, valor da transação, assinaturas do vendedor e do comprador autenticadas em cartório; documentos oficiais de identificação (CPF e identidade), além de formulário específico para efetuar a comunicação, com data e assinatura, disponibilizado no site do Detran.

Para enviar a papelada é preciso acessar o ‘serviço online’, diretamente no site do Detran, e seguir as instruções. O serviço de comunicação de venda de veículo serve para isentar de qualquer punição o antigo proprietário e avisar ao órgão sobre o negócio.

O texto informa ainda que o Detran terá que disponibilizar, no site, uma ferramenta de transmissão online para Transferência de Responsabilidade, termo que é utilizado para informar ao órgão sobre o novo dono. Questionado, o órgão disse, em nota, que o serviço ainda será regulamentado, mas não deu um prazo para funcionamento da nova ferramenta no site.

O corretor imobiliário e morador de São Gonçalo, Eduardo da Silva, 40, diz que comprou um carro no início do ano e, quando ia resolver os trâmites de transferência para o seu nome, a pandemia acabou atrapalhando. Segundo ele, com o processo sendo feito pela internet fica mais fácil resolver.

“Comprei o carro no início do ano e não consegui resolver dentro do prazo por conta da pandemia. O antigo proprietário não realizou a comunicação da venda e acabei levando multa. Agora, com esse processo sendo online, fica muito mais fácil e ainda não precisa ir até lá”, relatou.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *