domingo, 25 de outubro de 2020

Confirmado terceiro caso de Coronavírus no Brasil

Em aeroportos do Rio, por exemplo, já possível ver passageiros fazendo uso de máscaras. Foto: Fernando Frazão / EBC
Em aeroportos do Rio, por exemplo, já possível ver passageiros fazendo uso de máscaras. Foto: Fernando Frazão / EBC

O Ministério da Saúde e as secretarias de saúde de São Paulo (estadual e municipal) confirmaram um terceiro caso importado do novo coronavírus no Brasil.

O paciente é um administrador de empresas colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo. Ele esteve na Espanha, Itália, Áustria e Alemanha em fevereiro, retornou ao Brasil no dia 29 do mesmo mês e, em 4 de março, começou a sentir os sintomas como tosse, dor de garganta e mialgia.

Ele foi atendido Hospital Israelita Albert Einstein e se encontra em isolamento domiciliar.

“Ele está clinicamente bem. Já foi levantado em qual voo ele estava, e as pessoas próximas a ele já foram notificadas e serão monitoradas”, explicou o ministro da Saúde, Henrique Mandetta.

Além desse, também está em investigação outro possível caso da doença na capital paulista. Exames de contraprova estão sendo realizados para confirmar a amostra do possível caso.

A suspeita de ter contraído o vírus é uma adolescente, de 13 anos, estudante e residente de São Paulo. Ela não apresentou nenhum sintoma mas, como realizou uma viagem para a Europa, realizou exames em um laboratório particular, que atestou a contaminação pelo Coronavírus.

Agora, o Ministério da Saúde aguarda o resultado do exame de contraprova do Instituto Adolfo Lutz. A adolescente também está em isolamento domiciliar.

“É um caso peculiar que ainda é suspeito. A adolescente retornou ao Brasil no domingo (1º) e na segunda-feira (2) fez o teste em um laboratório particular, que atestou positivo. Vamos aguardar mais informações sobre o caso. Ela não tem sintomas da doença, que pode estar ainda em período de incubação”, emendou o ministro.

Segundo divulgado na tarde desta quarta-feira (4), há 530 casos suspeitos no Brasil em investigação laboratorial e outros 314 descartados.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que, até esta quarta-feira (4), 55 casos suspeitos de infecção pelo Novo Coronavírus (Covid-19) estão sendo monitorados. Os locais de residências dos pacientes foram identificados da seguinte maneira: Rio de Janeiro (22), Niterói (8), Petrópolis (3), Duque de Caxias (2), Macaé (2), Maricá (2), São Gonçalo (2), Barra Mansa (1), Itaboraí (1), Nova Friburgo (1), Resende (1), Valença (1) e Volta Redonda (1). Há ainda sete (7) casos de pacientes que residem no exterior e em outros estados brasileiros, além de outro (1)  suspeito com local de residência em investigação.

Confirmados

Em 26 de fevereiro, o Brasil confirmou o primeiro caso no país, de um homem que esteve na Itália.

Três dias depois, um segundo caso foi confirmado também em São Paulo. Ele também havia estado na Itália dias antes do resultado positivo.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *