
A sede do Congresso americano em Washington nos Estados Unidos foi invadida na tarde desta quarta-feira (6) por apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que perdeu as eleições para o democrata Joe Biden. A manifestação já conta com feridos.
O movimento ocorre após Trump declarar que não aceitaria o resultado eleitoral. Inicialmente, apoiadores do presidente derrotado invadiram o Capitólio para interromper a sessão de contagem de votos do Colégio Eleitoral.
Logo após o ato, deputados e senadores tiveram que ser retirados do local onde ocorria uma sessão e precisaram ser conduzidos a uma área segura.
O momento em que apoiadores de Donald Trump invadem o Capitólio: pic.twitter.com/WqtF2qFete
— Eleições EUA (@EleicoesEUA) January 6, 2021
Em sua conta pela rede social Twitter o presidente americano chegou a dizer que seu vice Mike Pence ‘não teve a coragem de fazer o que deveria para proteger o país e a constituição americana e voltou a dizer que houve fraude nas eleições, reclamando uma verdade’.
A certificação de presidência estava prevista para acontecer nesta quarta ao presidente eleito Joe Biden no Capitólio, mas acabou impedida por conta dos invasores.
O vice presidente americano também se manifestou sobre a invasão dos eleitores de Donald Trump em sua conta pela rede social Twitter exigindo o fim da violência e a destruição no Capitólio.
The violence and destruction taking place at the US Capitol Must Stop and it Must Stop Now. Anyone involved must respect Law Enforcement officers and immediately leave the building.
— Mike Pence (@Mike_Pence) January 6, 2021