quarta, 21 de outubro de 2020

IFF oferece curso gratuito em AutoCAD

Cursista terá quatro semanas para completar as atividades. Foto: Agência Brasil

O Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação (Cref) do IFF vai ofertar o Curso de AutoCAD 2D Básico, software utilizado em diversas áreas de nível técnico e superior. Este é o primeiro de uma série de cursos livres de Formação Inicial e Continuada que o Cref pretende oferecer na modalidade a distância, em 2020.

Os interessados poderão se inscrever de 1º a 10 de junho, através do link. O curso é gratuito, autoinstrucional e será realizado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFF. O cursista terá quatro semanas para completar as atividades, que poderão ser iniciadas a partir de 06 de julho, em um total de 40h. 

Elaborado pelo professor do IFF, Matheus Coutinho, o curso é aberto a todos os interessados em aprender a utilizar o AutoCAD. “Poucos são os pré-requisitos para trabalhar com a plataforma, sendo necessários conhecimentos básicos sobre informática e internet. Dentro do curso, ensinamos o aluno a baixar a versão educacional gratuita, no site da empresa desenvolvedora da plataforma”, explica.

Os participantes aprenderão nas aulas conceitos e ferramentas básicas, conhecerão a interface da plataforma e o sistema de coordenadas; aprenderão sobre os comandos de desenho e comandos de modificação, com aplicações práticas às atividades.

“Nossa proposta é a de formar o conhecimento de maneira gradativa, apoiado sempre na prática. Junto das videoaulas, o aluno encontrará materiais de apoio e exercícios para que acompanhe a aula e também pratique o conteúdo”, destaca Matheus.

Ao longo das quatro semanas, o conhecimento será aprofundado: “após solidificar a aprendizagem na utilização dos comandos de desenho e modificação na elaboração de desenhos, o cursista aprenderá como criar diferenciação de tipologias e espessuras de traços. Irá também aprender a configurar e utilizar textos, calcular áreas, inserir hachuras, configurar e aplicar cotas para, então, finalizar o curso aprendendo a fazer a impressão do desenho produzido”, complementa.

Após a inscrição e envio da documentação exigida, o candidato deve aguardar sua validação pela equipe da Educação a Distância do IFF que enviará email com instruções para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e início das atividades, a partir de 06 de julho. Os cursistas que responderem à avaliação final composta por 10 questões de múltipla escolha e acertarem no mínimo 70% receberão certificado.

 Outras Cursos

O diretor do Centro de Referência, Breno Fabrício Terra Azevedo, explica que a oferta de cursos livres irá acontecer durante a pandemia de Covid-19 e após também. 

“Os professores que já concluíram os cursos de capacitação de ´Introdução ao Moodle´ e ´Professor Formador para EaD´, ofertados na modalidade a distância, estão sendo convidados a elaborar os cursos livres”, esclarece.

Além do curso de AutoCAD, outros estão sendo planejados, tais como: a) Gestão da Manutenção – Conceitos Básicos em Gestão da Manutenção; b) Uma introdução à Física Moderna; c) Fluxos Migratórios de Entrada no Brasil; d) Um Estudo das Funções; e e) Introdução à História da Arte.

Publicada às 9h05

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

6 thoughts on “IFF oferece curso gratuito em AutoCAD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *