Brasil & Mundo

Fies: inscrições para o segundo semestre de 2017 terminam nessa sexta-feira

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2017 encerram nesta sexta-feira (27).  São 75 mil novas vagas oferecidas aos estudantes que procuram um financiamento para cursar o ensino superior em instituições privadas. Com a oferta, o número de contratos assinados no Fies, desde maio de 2016, quando o ministro Mendonça filho assumiu a pasta do MEC, chegará a 300 mil.

Estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero, estão aptos a fazer a inscrição. O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Quem for pré-selecionado deverá concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no período de 1º de agosto a 8 de setembro. A convocação dos alunos que manifestarem interesse em participar da lista de espera ocorrerá de 1º de agosto a 3 de setembro. O período de inscrições para as vagas remanescentes começa em 11 de setembro. A relação dos candidatos pré-selecionados para esta edição do Fies será divulgada em 31 de julho, mesma data de abertura da lista de espera.

Novo Fies – A partir de 2018, o novo Fundo de Financiamento Estudantil será dividido em três modalidades. No total, o programa vai garantir 310 mil vagas, das quais 100 mil a juros zero, para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

Para garantir o Novo Fies, o governo federal enviou ao Congresso Nacional uma Medida Provisória (MP) que visa evitar a descontinuidade do programa e o risco fiscal e operacional, garantir as medidas preparatórias para adesão dos bancos, constituir um novo fundo garantidor e criar novos sistemas de tecnologia da informação para a seleção e o financiamento.

As inscrições para as vagas do Fies referentes ao segundo semestre de 2017 estão disponíveis na página do programa.

< Oficial da polícia militar é baleado durante tiroteio no Boaçu Editorial <